Primeiro Plano
Atualizado em: 30/12/2011 - 11:43 am

Série sobre Banheiros Fantasmas deu o pontapé do novo formato do Primeiro Plano

O ano de 2011 foi de muitas polêmicas, eventos políticos e fatos marcantes. Para os que acompanham a cobertura política do Sistema Jangadeiro, tambem foi um ano de novidades. O blog Politika entrou oficialmente no ar no dia 11 de abril com uma entrevista especial do senador Eunício Oliveira (PMDB).

Desde então, você, leitor, encontra entrevistas exclusivas, a opinião de convidados, bastidores, análise da movimentação dos atores neste universo e os principais fatos da política, com ênfase na cobertura local.

Primeiro Plano
A cobertura política do Sistema Jangadeiro foi além e o programa Primeiro Plano ganhou um novo formato. Os programas passaram a ser exibidos uma vez por mês ao vivo  pelo canal 37 da Net, e pelo Portal da Jangadeiro Online, ganhando caráter interativo com a participação de internautas.  Já na TV Jangadeiro o programa é exibido após o jornal do SBT e novamente no canal 37 da Net.

Acompanhe  o vídeo:

Quem já passou por lá
Nos últimos meses, o Primeiro Plano aprofundou assuntos polêmicos e de grande relevância para o Ceará. Foi em busca de personalidades renomadas em outros estados para enriquecer o debate e adquiriu caráter itinerante, entrevistando pessoas fora dos estúdios da TV Jangadeiro.  Convidados como o ministro do Supremo, Gilmar Mendes; o senador Pedro Simon; o presidente da CBF, Ricardo Teixeira; a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins; e o jornalista Joelmir Beting, passaram por lá, além de deputados, senadores, dirigentes partidários, especialistas em economia e educação que também contibuiram para o debate de ideias no Primeiro Plano.

1) Série Especial – Banheiros Fantasmas

O Programa Primeiro Plano, da TV Jangadeiro, iniciou este novo formato com uma série especial sobre as irregularidades na construção de kits sanitários em municípios do interior do Ceará.O escândalo começou por Pindoretama, na região metropolitana de Fortaleza, mas já foi rastreado em mais de 40 municípios cearenses. Segundo o Ministério Público Estadual, foram desviados pelo menos R$16 milhões dos cofres públicos que deveriam ter sido usados para reduzir o drama de 187 mil residências do Ceará que ainda não tem banheiros em suas casas, de acordo com dados do IBGE.

As denúncias envolveram até agora um deputado estadual, Téo Menezes (PSDB), e levaram o pai dele, Teodorico Menezes, a pedir afastamento da presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgão responsável por fiscalizar e garantir a boa aplicação dos recursos públicos estaduais. Funcionários do TCE foram doadores de campanha do deputado.

Pra relembrar:
Assista à série sobre o Escândalo dos Banheiros Fantasmas

Entrevistados: os promotores Luiz Alcântara, da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), e Marcelo Pires, de Pindoretama, os deputados Heitor Férrer (PDT) e Eliane Novaes (PSB), o sociólogo André Haguette, e presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdomiro Távora.

2) Série Especial – Educação

O salto de qualidade da educação no Brasil avançou pouco além da universalização da matrícula, alcançada no Ceará na segunda metade da década de 90. A inclusão, de resto, só ressaltou que os desafios nessa área permanecem enormes e desnudam uma vergonha nacional: escolas públicas continuam produzindo analfabetos em série. Alunos deixam a sala de aula mal sabendo ler e escrever. O programa Primeiro Plano mergulhou no tema

Educação reprovada
Os exames de avaliação de desempenho de alunos e de escolas não deixam dúvidas sobre isso, a exemplo do que revelaram os resultados do último Exame Nacional do Ensino Médio (2010): oito em cada dez escolas públicas no Brasil ficaram abaixo da média. Todas as 20 piores são públicas. Na outra ponta, das 20 escolas com maiores médias, 18 são privadas e as duas públicas são vinculadas a universidades. No Ceará, apenas uma escola está entre as 100 melhores do país em desempenho no Enem. A instituição funciona em Fortaleza, é particular e ficou em 93º no ranking nacional.

Pra relembrar:
Primeiro Plano Especial discute a educação no Ceará

3) Série Especial – Eleições

Faltando um ano para as eleições municipais de 2012 o Sistema Jangadeiro de Comunicação abriu espaço, através do Programa Primeiro Plano, para a discussão sobre os rumos da capital cearense. Em uma série especial de quatro (4) programas o eleitor de Fortaleza pode se familiarizar com as propostas, pensamentos e a postura dos atores que já se colocam como possíveis candidatos na disputa pela sucessão de Luizianne Lins (PT).

Para elaborar a lista de convidados, conversamos com dirigentes de partidos com representação nas Câmaras Federal e Municipal de Fortaleza e que já manifestaram publicamente a intenção de apresentar candidatura própria. Nos casos em que não conseguimos contato, ou não recebemos retorno dos dirigentes partidários, optamos por levar à enquete nomes já citados publicamente como potenciais para a disputa pela prefeitura da capital.

Os internautas escolheram os convidados do programa através de uma que escolheu enquete. Cada programa contou com dois entrevistados e a participação de internautas através do twitter e do portal jangadeiro online.

Pra relembrar:
“Se as eleições fossem hoje?”: Primeiro Plano especial fala sobre eleições 2012

4) Série Especial – Como varrer a corrupção no Brasil

Escândalos, nepotismo, desvio de verbas. Ministros foram afastados acusados de envolvimentos em esquemas de corrupção. Será esse o início de uma ampla, geral e irrestrita faxina na política brasileira?  Este foi o assunto da edição especial do Primeiro Plano do mês de outubro.

Para abordar esse assunto o Primeiro Plano desembarcou em Brasília (DF).

Convidados e Tema
Durantes três dias, os telespectaores acompanharam entrevistas com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; com o senador Pedro Simon (PMDB/RS); e com o advogado e professor de Direito Constitucional, Jorge Hélio, que é Conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Em pauta, temas como o julgamento do Mensalão; a Ficha Limpa; as deformações da governabilidade; as manifestações da sociedade contra a corrupção; os “Bandidos de Toga” e desvios no Poder Judiciário; entre outros temas polêmicos. O Primeiro Plano especial – Como varrer a corrupção do Brasil foi ao ar no Portal Jangadeiro Online, no canal 37 da Net e na TV Jangadeiro com os seguintes entrevistados e datas:

Pra relembrar:
Primeiro Plano desembarca em Brasília para série especial – Como varrer a corrupção no Brasil    
Gilmar Mendes no Primeiro Plano: “Não temos só uma democracia, mas uma partidocracia”  
Primeiro Plano com Pedro Simon: “A governabilidade no Brasil virou ilicitude e imoralidade”  
Primeiro Plano com Jorge Hélio: “Somos campeões de corrupção”

5) Série Especial – Copa do mundo

A paixão do brasileiro pelo futebol é incomparável. A expectativa pela chegada do Mundial de 2014 vem de todos os cantos do País. A casa do esporte mais popular do Brasil vai atrair olhares de todo o planeta para as cidades-sedes que vão receber as partidas, entre elas, Fortaleza.

Como a cidade, a quinta metrópole do País, que esbanja beleza e exibe uma face cruel da desigualdade social, está se preparando para este grande evento esportivo? Como está o cronograma das obras de mobilidade urbana sob responsabilidade da prefeitura de Fortaleza e do governo do Estado? Foram estas algumas das questões respondidas na série especial sobre Copa de 2014 .

Entrevistados: Secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa;  prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins; e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Joelmir Beting para o Primeiro Plano

6) Série Especial – Economia: Negócios e perspectivas para 2012

Especial Primeiro Plano sobre economia fala sobre o cenário para 2012. Moeda em baixa, países ricos em pânico, Europa em crise, risco de resseção. Falta crédito e a zona do euro  ameaçada. Quando o consumo diminui, fábricas por todo o mundo fecham as portas. O ano de 2011 foi um período de tormenta na economia mundial, mas no Brasil o clima é de otimismo.

Tanto que brasileiros, antes encantados com a vida no exterior, começam a fazer o caminho de volta pra casa. Ao mesmo passo, investidores internacionais voltam os olhos para cá e assim, viramos o país da oportunidade. A crise na Europa elevou o Brasil a sexta economia do mundo.

Mas ainda é preciso fazer muito. A infra-estrutura por aqui ainda deixa muito a desejar. A falta de educação, por exemplo, compromete a mão de obra. Tem ainda o excesso de burocracia, a corrupção e os juros mais altos do planeta. O chamado custo Brasil é um entrave ao desenvolvimento, mas que aos poucos vai sendo superado pelo espírito empreendedor dos brasileiros e o futuro parece promissor.

Entrevistados: O primeiro convidado foi o jornalista de economia da rede Bandeirantes, Joelmir Betting. Na sequência ouvimos o executivo do grupo M.Dias Branco, Geraldo Luciano. Para encerrar a edição especial sobre o cenário econômico, o Primeiro Plano recebeu o diretor Executivo da empresa brasileira, e de capital Chinês, Globest, Wei Lip Wu.

Pra relembrar:
Joelmir Beting no Primeiro Plano: “Brasil vive um apagão logístico, institucional e moral”
Primeiro Plano: Geraldo Luciano fala sobre as perspectivas da economia real para 2012
Primeiro Plano Especial recebe executivo da empresa brasileira, e de capital Chinês, Globest, Wei Lip Wu

Futuro
Plantamos a semente em 2011, o novo formato foi bem recebido, consolidou o Primeiro Plano na vice-liderança da audiência. Agora, 2012 promete muito mais…Aguardem!



0 comentários







0 comentários
Topo | Home