Fortaleza
Atualizado em: 25/07/2013 - 7:03 am

Roberto Cláudio autoriza estudo e elaboração do Plano Diretor Cicloviário Integrado

Roberto Cláudio autoriza estudo e elaboração do Plano Diretor Cicloviário Integrado

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, assina nesta quinta-feira (25/07), às 9h30min, no auditório do Paço Municipal, a ordem de serviço para o início dos estudos e elaboração do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) e do Plano de Circulação de Cargas e de Operações Associadas. A elaboração dos estudos ficará sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf).

Pedala!
O objetivo do Plano Cicloviário é dotar a cidade de instrumentos e infraestrutura eficazes para a implantação de uma rede de ciclorrotas, integrada ao sistema de transporte público de passageiros e aos equipamentos urbanos, incentivando a utilização de meios de transporte não motorizados.

Cargas
Já o Plano de Circulação de Cargas visa a minimizar os problemas decorrentes do trânsito de veículos de carga e desenvolver ações e implementando legislações para minorar as interferências provocadas por esse tipo de transporte e suas operações associadas, inclusive de cargas perigosas.

Diagnóstico
O PDCI propõe a realização de diagnóstico para conhecimento das necessidades e potencialidades cicloviárias da cidade. Os estudos fazem parte do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) e tem previsão de ser concluído até julho de 2014.

Fundamental
Os cinco objetivos fundamentais do Plano Diretor Cicloviário Integrado são: Plano de Implantação de Ciclovias; programa de gestão; elaboração de minuta de Projeto de Lei para envio à Câmara Municipal; projeto funcional de todo o sistema integrado; e projeto executivo para implantação prioritária para as principais microrredes de ciclorrotas, totalizando 15 quilômetros de ciclovias.

Bicicletário
Além da rede cicloviária, o estudo deverá apontar os locais mais adequados para a implantação de estacionamentos para bicicletas em toda a cidade (bicicletários).

Até 2014
Já o Plano de Circulação de Carga e de Operações Associadas vai fazer a caracterização da circulação de veículos de carga e de suas operações associadas, além de diagnóstico e prognóstico para conhecimento das necessidades e impactos na cidade, definições de ações e a consolidação do Plano de Circulação de Carga e de Operações Associadas e do Plano de Contingência para Cargas Perigosas. Estes estudos também fazem parte do Transfor e tem previsão de ser concluído até julho de 2014.

Serviço: Cerimônia de Assinatura da Ordem de Serviço do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) e do Plano de Circulação de Carga e de Operações Associadas
Data: 25/07/2013 (quinta-feira)
Horário: 9h30min
Local: Paço Municipal

Com informações da Prefeitura



0 comentários







0 comentários
Topo | Home




You must be logged in to post a comment.