ALEC
Atualizado em: 03/02/2020 - 2:19 pm

Presidente da AL, deputado José SartoFoto: Edson Júnior Pio

Na abertura da 2ª sessão legislativa da 30ª legislatura da Assembleia Legislativa do Ceará, o presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), destacou ações que devem movimentar a AL neste ano.

A solenidade aconteceu no Plenário 13 de Maio, na manhã desta segunda-feira (03/02), com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, de deputados, secretários, desembargadores e representantes de órgãos estaduais.

José Sarto e uma comitiva formada por deputados estaduais de diferentes partidos recepcionaram o governador no Plenário, que fez um balanço das ações do Governo do Estado no último ano e anunciou as projeções para 2020. Entre as prioridades estão a ampliação da aviação regional no Estado, geração de emprego e renda, fortalecimento da agricultura familiar e investimentos na qualificação de estudantes e professores.

Destaques
Antes da solenidade, em coletiva, o presidente da AL citou ações, já anunciadas, que devem movimentar a Casa em 2020. Dentre elas destaca-se o concurso público com 100 vagas para nível médio e superior, nas áreas de Direito, Tecnologia da Informação, Contabilidade, Comunicação, Administração, Engenharia, Economia e Arquitetura. Os salários serão de R$ 2.200 para nível médio e R$ 4.500 para nível superior.

O deputado citou ainda o projeto Mundo Azul, voltado ao atendimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), e a continuidade do Pacto pelo Saneamento Básico, que tem o objetivo de promover a integração institucional e fortalecer a política pública de saneamento básico, visando à universalização dos serviços.

Festival
Outro destaque é o II Festival de Música da Assembleia Legislativa, lançado na última quarta-feira (29/01), que, segundo Sarto, busca “fomentar a cultura de um modo geral e a música de forma particular”, fortalecendo assim as ações da AL para além dos debates tradicionais. “Essas ações buscam fazer desta Casa uma ressonância de outros anseios da população, aqueles que vão além das coisas triviais, constitucionais e de debater as problemáticas do Estado”, salientou.

Auxílio
José Sarto reafirmou também a missão da Casa Legislativa em auxiliar o Poder Executivo em ações que fortaleçam o Estado e tragam benefícios à população. “Tivemos um ano difícil nacionalmente, em 2019. Das 27 unidades da Federação, o Ceará se destacou no setor fiscal, e podemos dizer que a Assembleia Legislativa tem procurado sempre ajudar o Governo do Estado a manter esse equilíbrio das contas públicas. Neste ano não será diferente”, enfatizou.

Eleições 2020
Sobre a influência que o período eleitoral nos municípios deve ter sobre os trabalhos do Legislativo Estadual, o presidente ressaltou que a AL segue todas as determinações que a Justiça Eleitoral indica para o período e que os parlamentares precisam seguir o que é indicado por lei.

“Todos são responsáveis para não usarem a tribuna como um palanque paroquial. Mas é preciso destacar que já há um calendário, historicamente obedecido pela Assembleia, que é de tentar evitar que esse debate eleitoral se sobressaia à missão desta Casa para com a população”, afirmou.

Com informações da AL



Comment closed







Comment closed
Topo | Home


Comments are closed.