Ceará
Atualizado em: 03/04/2012 - 9:28 am

Prefeitos e representantes de sete municípios do Cariri e da região Centro Sul do Estado estarão reunidos nesta terça-feira (03), a partir das 10h, na Assembleia Legislativa do Ceará, para assinar acordos que estabelecem os novos limites intermunicipais.

Municípios
Os documentos serão firmados entre as prefeituras de Porteiras e Brejo Sano; Missão Velha e Porteiras; Jardim e Jati; e entre Caririaçu e Granjeiro, em Juazeiro do Norte.  Na última quinta-feira (29/03), representantes de nove municípios do Vale do Jaguaribe assinaram os acordos que definem seus novos limites.

Veja aqui:
Fim do impasse: Nove municípios assinam acordo de definição de limites da Assembleia

Limites entre cidades
A redefinição dos limites entre as cidades cearenses está sendo feita pela Comissão de Triagem, Elaboração e Criação de Novos Municípios da Casa em parceria com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace).

Até agora
Conforme o presidente da Comissão, Luiz Carlos Mourão, já foram feitos os trabalhos de georreferenciamento que definem os limites de 63 municípios nas regiões do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste, Cariri e Centro Sul do Estado. Em alguns casos, onde há dúvida sobre a localização de divisas, a Assembleia tem mediado acordos entre as duas prefeituras, após consultar a população local.

Impasse e plebiscito
Nos municípios em que os prefeitos não chegarem a um consenso, as dúvidas sobre os limites só poderão ser resolvidas por meio de plebiscito, com a consulta da população das duas cidades em conflito. É o caso da localidade de Pontal da Serra, dividida entre os municípios de Abaiara e Brejo Santo.

Com informações do site da  AL/CE



Comment closed







Comment closed
Topo | Home


Comments are closed.