ALEC
Atualizado em: 10/10/2019 - 11:25 am

Solenidade homenageia Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Sinais

A Assembleia Legislativa realiza, nesta sexta-feira (11/10), a partir das 15h, sessão solene para homenagear o Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais. A solenidade atende a requerimento do deputado Tony Brito (Pros).

O parlamentar adianta que o dia do tradutor intérprete de Libras é comemorado anualmente em 30 de setembro, por ser a data do religioso São Jerônimo, considerado o padroeiro dos tradutores.

O deputado explica que a interpretação da língua brasileira de sinais antigamente era feita de forma informal, devido a necessidade de pessoas com deficiência auditiva se comunicarem. Após a oficialização da Libras, entrou em vigor a lei regulamentando a profissão e determinando a formação dos intérpretes.

Homenagens
Serão homenageados na solenidade 15 profissionais intérpretes, entre eles, o presidente da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras, Fernando Parente Júnior; a presidente da Associação dos Profissionais Intérpretes de Libras do Ceará, Mariana Farias, e a coordenadora da equipe de Libras da Assembleia Legislativa, Gracielly Alves da Costa Queiroz.

Com informações da AL



Comment closed







Comment closed
Topo | Home


Comments are closed.