Ceará

TCM expõe transparência na Unichristus

TCM expõe transparência na Unichristus
TCM expõe transparência na Unichristus

Estudantes do Centro Universitário Christus – Unichristus participaram de uma atividade diferente da rotina de sala de aula. Foi realizada palestra no auditório da faculdade sobre mecanismos de transparência desenvolvidos pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM).

Reuniu estudantes do curso de Ciências Contábeis. Na oportunidade foi apresentada a legislação que regula o acesso à informação pública, bem como as ferramentas e os dados disponíveis no Portal da Transparência dos Municípios.

Despertar
Para o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, ações como essa têm o propósito de despertar e estimular a cidadania no público jovem: “quanto mais cedo o contato com esses assuntos, maior a probabilidade de as gerações futuras manterem engajamento e interesse com questões que dizem respeito a todos”.

Controle
Conforme o analista de controle externo Nelson Rocha, que fez a exposição do assunto, o evento propõe explicar aos estudantes que tipo de informação está presente no Portal para, dessa maneira, compreenderem como é realizado o gasto público. “Na medida em que o cidadão acompanha e busca essas informações, ele poderá contribuir para as atividades de controle”, afirmou.

Comunidade
O evento faz parte das atividades do projeto “Aproximando o TCM da Comunidade Acadêmica” no ano de 2016, executado pelo Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa), unidade educacional do Tribunal.

Com informações do TCM


Curtir: