Nordeste
Atualizado em: 30/04/2014 - 6:09 pm

Transposição do São Francisco será entregue em setembro de 2015, diz Guimarães. Foto: Agência Câmara

Transposição do São Francisco será entregue em setembro de 2015, diz Guimarães. Foto: Agência Câmara

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) afirmou nesta quarta-feira (29) que as obras de transposição das águas do rio São Francisco devem ser entregues até setembro de 2015. Segundo o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, 55,% do total previsto já estão concluídos e até o final deste ano 100 quilômetros de canais em cada um dos eixos ( Norte e Leste) serão entregues á população.

Meta
Em entrevista, Guimarães destacou que mais de 10 mil trabalhadores trabalham dia e noite para cumprir a meta do governo federal. “A meta é avançar em média 2% ao mês para que possamos chegar com 75% dessas obras concluídas até o final deste ano e ficar os 25% [restantes] para o ano seguinte”, confirma Teixeira.

Projeto
Orçado em cerca de R$ 8 bilhões, o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional contempla 477 quilômetros de canais que formam os eixos Norte e Leste. A“maior obra de infraestrutura hídrica do país” prevê ainda a construção de 14 aquedutos e 27 barragens, além da recuperação de 23 açudes, de nove estações de bombeamento e quatro túneis exclusivos para a passagem de água.

E ainda
O objetivo principal é garantir água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Sobre os atrasos das obras, iniciado oito anos atrás, o ministro avalia que a demora na obra ocorreu devido às novas licitações necessárias após algumas companhias abandonarem trechos.

Agenda
No próximo dia 13 de maio, a Subcomissão de Defesa Civil e Combate à Seca, da Câmara dos Deputados, realiza uma audiência pública com o ministro Francisco Teixeira. A subcomissão, que funciona no âmbito da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), é presidida pelo deputado Guimarães.

Com informações da Assessoria



0 comentários







0 comentários
Topo | Home