Ceará, Eleição
Atualizado em: 03/06/2011 - 4:12 pm

O Tribunal Regional Eleitoral confirmou, para este domingo (05/06), a eleição no município de Alcântaras, na região norte do Ceará, para a escolha de novos prefeito e vice. O mandato dos eleitos será encerrado no dia 31 de dezembro de 2012.

Candidatos
Três candidatos disputam a preferência dos 8.343 eleitores aptos a votar. Francisco Eliésio Fonteles, do PSB, é candidato pela coligação Justiça e Liberdade (PMDB/PSB). Outros duas candidaturas estão sub-judice: Francisco Charlys Moreira de Menezes é postulante pelo PSOL. Já Antônio Marcos Ximenes Carvalho, do PRP, concorre na Coligação Por um Alcântaras Melhor para Todos (PRP/PCdoB).

Antônio Marques Ximenes Carvalho (PRP/PCdoB) teve registro de candidatura cassado pelo TRE

Registro cassado
Antônio Marcos Ximenes Carvalho teve o registro de candidatura cassado pela Corte do TRE-CE, que o condenou por não ter prestado contas do exercício de 2005. Na época, ele era presidente da Câmara Municipal de Alcântaras. Além disso, a Corte do TRE considerou que o candidato tem parentesco por afinidade com o ex-prefeito do município, Raimundo Gomes Sobrinho, cassado, em novembro de 2009, por crimes eleitorais.

O candidato pode ainda recorrer ao TSE ou a coligação pode substituí-lo na chapa que disputará o pleito no próximo domingo.

Leia mais: TRE cassa registro de candidato a prefeito de Alcântaras

Prefeito Cassado
O prefeito reeleito em 2008, Raimundo Gomes Sobrinho, teve o mandato cassado em novembro de 2009e foi definitivamente afastado do cargo em agosto de 2010 por decisão da Justiça Eleitoral que entendeu que o gestor cometeu abuso de poder econômico e político. 

Eleição
Como  percentual de votação para a eleição do ex-prefeito, em 2008, foi superior a 50% dos votos válidos, a cassação do mandato acabou gerando uma nova eleição, chamada de suplementar.

Tudo Pronto
A assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará diz que a corte já tomou todas as providências para a realização das eleições, que serão coordenadas pelo juiz eleitoral Zanilton Batista de Medeiros, da 24ª ZE, cuja sede está localizada na cidade de Sobral.

Eleição em Números
– Estão aptos a votar 8.343 eleitores;
– Foram instaladas 34 seções em 10 locais de votação no município de Alcântaras;
– 112 mesários foram treinados para trabalhar no pleito;
– 14 Policiais Militares foram destacados para reforçar a segurança.

Telefones
O TRE também divulgou telefones úteis para quem precisar de informações, no próximo domingo (5/6), por conta das eleições suplementares em Alcântaras.
– Fórum Eleitoral de Sobral (88) 3611-1800 e 3611-3929.
– Fórum de Justiça de Alcântaras: (88) 3640-1057
– Coordenadoria de Eleições do TRE-CE: 3388-3813 e 3388-3814.

Plantão
Algumas áreas do TRE-CE estarão de plantão, no próximo domingo, para dar apoio à eleição. O TSE também vai estar de plantão, pois, além do pleito no Ceará, serão realizadas outras cinco eleições suplementares, na Bahia (Cordeiros), Pará (Aveiro, Brasil Novo e Bujaru) e Espírito Santo (Rio Novo do Sul).

Com informações da Assessoria de Imprensa do TRE.



1 comentário







1 comentário
Topo | Home


chico doca ferreira da costa pimentel pires soares | domingo junho 5 2011 | 17:00

Muitas vezes julgamentos falsos são feitos e fomos mais uma vítima desta injúria. Portanto, a justiça será feita e esta será a vontade do povo.