Serviço
Atualizado em: 03/10/2011 - 7:55 am

Unidade móvel do TRE na Praça do Ferreira começou atendimento no início da manhã desta segunda (03). Foto: Kézya Diniz

A IV Semana da Justiça Eleitoral será oficialmente aberta nesta segunda-feira (3/10), às 16 horas, na Praça do Ferreira, com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Ademar Mendes Bezerra. Mas quem passou pelo local na manhã de hoje já garantiu atendimento.

A Semana da Justiça Eleitoral segue até sexta-feira (7/10), sempre das 9h às 17 horas, e tem a coordenação da Escola Judiciária Eleitoral (EJE). O objetivo maior do TRE é a aproximação e a integração da Justiça Eleitoral com a sociedade, prestando vários serviços ao cidadão.

A iniciativa conta com o apoio do UNICEF, Secretaria Regional do Centro, AMC, PM-CE, COGERH, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza.

Serviços
Na IV Semana da Justiça Eleitoral, a população contará com atendimentos de inscrição eleitoral, revisão, emissão de 2ª via e transferência de títulos de eleitor, através da unidade móvel. O TRE fará também divulgação de atividades dos programas Eleitor do Futuro, Valorização do Mesário e Preservação da Memória Eleitoral.

A unidade móvel oferece serviços de inscrição eleitoral, revisão, emissão de 2ª via e transferência de títulos de eleitor. Foto: Kézya Diniz

Os servidores da Justiça Eleitoral distribuirão ainda 500 mudas de plantas, como parte do seu Programa de Educação Ambiental. Na abertura do evento, haverá apresentação do Coral “Vozes da Justiça” e de grupos de alunos de escolas públicas do Estado, com manifestações artísticas de teatro, dança e música, que farão parte da programação durante toda a semana na Praça do Ferreira.

Alistamento de jovens eleitores
Os últimos dados estatísticos disponibilizados pelo TSE apontam que, de outubro de 2008, data das últimas eleições municipais, a agosto deste ano, caiu sensivelmente o número de eleitores na faixa de 16 e 17 anos de idade. Em todo o país, em 2008, existiam 2.767.859 jovens eleitores aptos a votar (2,12% do total de eleitores cadastrados). No último levantamento do TSE, em agosto de 2011, este número é de apenas 1.650.870 jovens (1,21% do total de eleitores).

No Ceará, a realidade é a mesma. De outubro de 2008 a agosto deste ano, o número de jovens de 16 e 17 anos de idade cadastrados na Justiça Eleitoral caiu de 183.971 (3,28% do total do eleitorado) para 110.311 (1,88% do eleitorado)

Para estimular o envolvimento dos jovens eleitores no processo eleitoral, o TRE-CE voltará a incentivar a discussão em torno do voto consciente, nas escolas públicas e privadas, através do Programa Eleitor do Futuro.

Com informações do TRE/Ceará.



0 comentários







0 comentários
Topo | Home