Internacional
Atualizado em: 13/09/2013 - 7:40 pm

Unicef destaca Programa Agentes de Saúde criado no primeiro governo Tasso. Foto: Reprodução da página do Unicef

Unicef destaca Programa Agentes de Saúde criado no primeiro governo Tasso. Foto: Reprodução da página do Unicef

O Estado do Ceará é destaque no site do Unicef , que divulgou, nesta sexta-feira (13), o relatório mundial sobre a redução de mortalidade. Na sua home page a instituição reconhece o êxito do Programa Agentes de Saúde criado no Ceará no primeiro governo Tasso Jereissati.

Em um texto, o Unicef afirma que “o programa agentes comunitários de saúde no Brasil , que começou no estado do Ceará, em 1988 – tem sido um dos fatores mais importantes na redução da mortalidade em crianças menores de 5 anos em todo o país . Através de visitas às famílias em que são ensinados sobre a importância da amamentação, da higiene e vacinação , os trabalhadores de saúde têm sido fundamentais para reduzir a mortalidade infantil causada por pneumonia , diarréia , desnutrição, sarampo e outras doenças evitáveis.”

Vídeo
Além do texto, é apresentado um vídeo que mostra o trabalho de uma agende comunitária de saúde na preferia de Fortaleza. Na peça, a profissional faz um histórico do trabalho dos agentes comunitários e obtém depoimentos de pessoas, que relatam a precariedade do Estado com altas taxas de mortalidade infantil antes do início do Programa, no final da década de 80.

Referência
Foi no primeiro governo Tasso que o Ceará começou a controlar a taxa de mortalidade infantil, com o Programa Agentes Comunitários. Anos depois, no primeiro governo FHC, foi ampliado para todo o Brasil com o Programa Saúde da Família. O Ceará tem sido apontado como o estado campeão brasileiro em redução da mortalidade infantil.

Veja o vídeo:



0 comentários







0 comentários
Topo | Home




You must be logged in to post a comment.