Eleições 2016

344 candidatos já desistiram de concorrer à eleição neste ano

Os deputados Tomaz Holanda e Dr. Santana desistiram de disputar prefeituras em Quixeramobim e Juazeiro do Norte. Crédito: Máximo Moura
Os deputados Tomaz Holanda e Dr. Santana desistiram de disputar prefeituras em Quixeramobim e Juazeiro do Norte. Crédito: Máximo Moura

Depois de passar por convenção partidária e registrar candidatura junto à Justiça Eleitoral, 344 candidatos mudaram de ideia e desistiram de disputar a eleição no Ceará neste ano.

Deste total, 11 concorriam ao cargo de prefeito. Conforme dados do Tribunal do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), renunciaram, somente em Fortaleza, 16 postulantes ao cargo de vereador.

O deputado Dr. Santana (PT) foi um dos candidatos que desistiu da postulação de vice-prefeito e anunciou o nome do filho, Gabriel Igor Paiva Santana, na chapa encabeçada pelo empresário Gilmar Bender (PDT). Ao comentar o assunto, o deputado afirmou que “prevaleceu” o compromisso de permanecer na Assembleia Legislativa.

“Tive a honra de ser convidado a compor a chapa como vice e chegamos a fazer a campanha por alguns dias, mas, ao final, prevaleceu o compromisso e a responsabilidade de permanecer na Casa Legislativa, por entender que esse é espaço privilegiado para defender os interesses do Ceará, do Cariri e, principalmente, do nosso município, Juazeiro do Norte”, declarou o petista. O nome de Gabriel aguarda julgamento do registro de candidatura pela Justiça Eleitoral.

Quixeramobim
Quem também voltou atrás foi o deputado estadual Tomaz Holanda (PMDB). Ele desistiu da candidatura a prefeito do município de Quixeramobim e, agora, apoia o candidato Clébio Pavone, do Solidariedade. O anúncio foi feito pelo parlamentar na última quinta-feira (15) e comunicado ao Tribunal Regional Eleitoral.

“Foi decidido que a melhor forma para mudar Quixeramobim, de verdade, é somando forças com pessoas que buscam o mesmo objetivo. Por esse motivo, Tomaz Holanda está abrindo mão de sua candidatura”, afirmou o deputado por meio de nota.

Novo foco
Mas, nos bastidores, se fala que Tomaz, de início, pensou que aglutinaria várias legendas, além de contar com o apoio do partido para bancar a campanha. Porém, segundo aliados do peemedebista, seus esforços não renderam efeito e, agora, ele vai jogar forças para eleger sua esposa como vereadora em Fortaleza. A equipe tentou contato com o deputado até o fechamento desta edição, mas não obteve retorno.

Prazo
O prazo para partidos e coligações substituírem os candidatos que tiveram registro indeferido, por inelegibilidade, cancelamento, cassação ou renúncia terminou na última segunda-feira (12). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE­/CE), quem ingressou com pedido de substituição está com situação pendente de julgamento e tem garantia de inclusão do nome na urna eletrônica, mas está sujeito ainda a indeferimento. Pelo calendário eleitoral, também encerrou na última segunda-­feira o prazo para que os juízes eleitorais julgassem os pedidos de registros apresentados pelos candidatos e, com isso, o fechamento do Sistema de Divulgação de Candidaturas.

Com informações do OE


Curtir: