Eleições 2012

A pedido do Psol, juiz concede segunda liminar para impedir divulgação da pesquisa Datafolha

O pedido feito pelo candidato do Psol à Prefeitura de Fortaleza, Renato Roseno, foi acatado pelo juiz da 114ª Zona Eleitoral do Ceará, Mário Parente
Justiça concedeu segunda liminar para impedir divulgação da pesquisa

O pedido feito pelo candidato do Psol à Prefeitura de Fortaleza, Renato Roseno, foi acatado pelo juiz da 114ª Zona Eleitoral do Ceará, Mário Parente. Com a decisão, a divulgação da terceira rodada da pesquisa O Povo/Datafolha, que estava prevista para esta semana, será suspensa, em caráter liminar.

No último domingo (9), Parente acatou solicitação semelhante feita pelo candidato Inácio Arruda (PCdoB). O Datafolha avaliou o desempenho de todos os dez concorrentes à Prefeitura de Fortaleza em relação ao primeiro turno. Sobre um possível segundo turno, o Instituto fez três simulações: Moroni Torgan X Roberto Cláudio; Moroni Torgan X Elmano de Freitas e Moroni Torgan X Heitor Férrer.

Questionamentos
Renato Roseno (Psol), que tem 5% das intenções de voto, questionou o fato de não ter sido incluído na simulação de segundo turno. Conforme argumentou o advogado da coligação, Walber Nogueira, pela margem de erro de três pontos, o candidato do Psol pode estar tecnicamente empatado com Heitor, que aparece no Datafolha com 10%.

O Psol informou ainda ter questionado na Justiça a pesquisa Ibope/TV Verdes Mares, por motivo semelhante. A representação foi feita no início da tarde de segunda-feira (10) e, até cerca de 20 horas, não havia decisão judicial sobre o caso.

Datafolha
A gerente de pesquisa do Datafolha, Luciana Chong, disse não ter sido notificada da decisão do Psol até as 20 hora. O Datafolha espera judicialmente reverter a decisão ainda nesta terça-feira (11), na Justiça Eleitoral. Luciana reforçou que o critério do instituto, adotado há mais de 20 anos, é padrão em todas as capitais. Ele leva em conta os candidatos que, na última pesquisa, estão em condição de disputar as duas vagas do segundo turno.

A pesquisa
No caso de Fortaleza, o levantamento mais recente mostra Moroni com 25%; seguido por Roberto Cláudio (16%), Elmano (15%) e Heitor (10%). Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os três estão empatados na segunda colocação. Pelas margens de erro, tanto Inácio como Roseno podem estar tecnicamente empatados com Heitor.

Com informações do jornal O POVO


Comentários: