Ceará

Acabou a folga: Deputados e vereadores voltam ao trabalho nesta quinta-feira

Acabou a folga: Deputados e vereadores voltam ao trabalho nesta quinta-feira
Acabou a folga: Deputados e vereadores voltam ao trabalho nesta quinta-feira

Depois do recesso parlamentar, é hora de deputados e vereadores voltaram ao trabalho. A Câmara Municipal de Fortaleza e a Assembleia Legislativa retomam as atividades  nesta quinta-feira (1°), já no turno da manhã. As sessões ordinárias e as comissões permanentes voltam a ser realizadas no horário regimental. Oficialmente, as duas Casas Legislativas devem iniciar o segundo semestre com o fim do período de recesso parlamentar.

Câmara
Na quinta, a Câmara fará sessão ordinária e votação de algumas matérias. Até agora, nada polêmico. Durante as férias, algumas modificações foram realizadas, tanto na estrutura física, quanto na área de tecnologia. Foi criado um novo processo de modernização no site – tecnologia BYOD. A ferramenta vai permitir que funcionários desempenhem tarefas profissionais por meio de equipamentos eletrônicos próprios, como smartphones, tablets e notebooks.

Oposição
A oposição na Câmara Municipal promete mais vigilância e cobrança nos projetos e atividades da administração de Roberto Cláudio. O vereador Capitão Wagner (PR) já apontou o teor das principais cobranças aqui mesmo no Politica com K. Segundo destacou, o parlamentar vai cobrar a retomada das discussões e a votação do projeto de decreto legislativo que propõe a realização de um plebiscito para que a população possa decidir se aprova, ou não, a construção da Ponte Estaiada, no Parque do Cocó.

ALEC
Já a Assembleia terá sessão deliberativa de votações com diversas propostas para serem apreciadas pelos deputados, como requerimentos e projetos de lei. A pauta de discussão prevê continuidade dos trabalhos da Comissão Especial de Acompanhamento da Problemática da Seca no Estado, que, no primeiro semestre, apontou graves deficiências nas ações de combate aos efeitos da estiagem no Ceará.

Voto Secreto
Além disso, existe a proposta de emenda constitucional, de autoria da deputada Eliane Novais (PSB), que altera o artigo 48 da Constituição Estadual, acrescentando um novo parágrafo que estabelece que “As deliberações da Assembleia Legislativa do Estado só serão tomadas através de voto aberto”. O presidente da Casa, deputado José Albuquerque (PSB), prometeu por o assunto em discussão neste segundo semestre.

Segurança Pública
Outro tema a ser debatido é a segurança pública. O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Francisco Bezerra, finalmente, apresentará os trabalhos desenvolvidos pela Pasta aos deputados. Ele irá participar do ciclo de visitas de secretários estaduais à AL.


Curtir: