ALEC Câmara Municipal

Acabou a folga: Deputados e vereadores voltam ao trabalho

O mês de fevereiro marca o fim do recesso parlamentar e o início de novos períodos legislativos. Esta semana, deputados estaduais e vereadores voltam ao trabalho. Em Brasília, deputados federais e senadores também retornam ao batente depois de longos 45 dias de folga.

Plenário 13 de maio/ Assembleia Legislativa do Ceará

Assembleia
Na Assembleia Legislativa, os trabalhos serão abertos em sessão marcada para às 9 horas desta quinta-feira (02) com direito a apresentação da mensagem do governador Cid Gomes (PSB).

Segundo o cerimonial do Legislativo estadual, o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB) deve abrir a sessão e convocar os parlamentares para acompanhar o chefe do executivo até o plenário. Na sequência, Cid Gomes fará a leitura da mensagem aos deputados e estará encerrada a sessão.

Pronunciamentos em plenário e a possível discussão de matérias para votação só serão realizadas na sessão de sexta-feira (03). A efetivação do acordo com policiais e bombeiros militares será um dos ponto polêmicos da pauta para a volta dos trabalhos.

Plenário da Câmara de Fortaleza. Foto: Genilson de Lima

Câmara Municipal
Já na Câmara Municipal de Fortaleza os trabalhos serão abertos oficialmente no primeiro dia de fevereiro, em solenidade marcada para às 9 horas desta quarta-feira (01/02).

Assim como acontece na Assembleia, o presidente da Casa, neste caso o vereador Acrísio Sena (PT), deve abrir a sessão convidando os parlamentares a conduzirem a prefeita Luizianne Lins (PT) ao plenário.

A prefeita poderá usar a tribuna da Casa para fazer uma espécie de prestação de contas da gestão e ler a mensagem do executivo para o ano de 2012.   

A participação dos vereadores nos debates e pronunciamentos em plenário só será retomada na quinta-feira (02) com possível análise de matérias do Executivo. As eleições de 2012 certamente vão dar  tom dos debates no Legislativo da capital.