Ceará

Academia Cearense de Direito recebe homenagem da AL

Evento acontece no plenário da AL. Foto: Júnior Pio

A Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (12/12), às 18h, sessão solene em homenagem a Academia Cearense de Direito (Aced). A solenidade atende o requerimento do deputado Audic Mota (PSB), com subscrição do deputado Carlos Felipe (PCdoB), e será no Plenário 13 de Maio.

Segundo Audic Mota, a Aced foi fundada em 12 de dezembro de 2016, trazendo em seus estatutos a importância de se cultuar responsabilidade social de juristas que fazem parte da instituição. A data de fundação da Academia Cearense de Direito está diretamente ligada ao patrono da Aced, o romancista e jurista José de Alencar.

Hoje a Aced conta com 40 acadêmicos efetivos. Sua diretoria é formada por cientistas jurídicos, possuindo a chancela de juristas de 27 Estados da federação e de 10 países, informa o deputado.

Audic Mota ressalta ainda que a Aced é a quarta Academia a ser criada no Ceará, ficando atrás somente de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. “Tem como missão, dentre outras ações, visitar uma vez por mês escolas públicas de ensino médio e fundamental para ensinar noções básicas sobre direitos do consumidor e direito do trabalho, entre outras áreas. A atual gestão já percorreu 21 instituições públicas do Estado do Ceará e visitou 12 municípios cearenses”, afirma.

A Aced também tem como propósito realizar eventos, palestras e colóquios, em parceria com instituições públicas e privadas, para abordar a vida e obra de grandes juristas cearenses, do passado e da atualidade.

Homenagem
Na ocasião serão homenageados o presidente da Aced, Roberto Victor Pereira Ribeiro; o diretor de Cultura e Publicações da Aced, José Valdo Silva; a coordenadora da Aced-Mulher, Ítala Boltelho de Castro Ribeiro; o vice-presidente, Jardson Saraiva Cruz; o chefe de gabinete da presidência, Thiago Melo Façanha e o presidente do Colégio de Presidentes das Academias Científicas do Ceará, Victor César da Frota Pinto.

E ainda
Também serão agraciados o vereador da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Francisco Evaldo Ferreira Lima (PCdoB); o corregedor-geral de Justiça do Ceará, desembargador Teodoro Silva Santos; o procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Barroso Rios; o procurador-geral do Estado do Ceará, Juvêncio Vasconcelos Viana e o diretor do Foro da Justiça Federal no Ceará, Alcides Saldanha Lima.

Com informações da AL


Curtir: