Partidos

Acrísio é eleito o novo presidente do PT Fortaleza; Deodato aguarda recurso

Acrísio é eleito o novo presidente do PT Fortaleza; Deodato aguarda recurso

O vereador Acrísio Sena foi eleito, neste domingo (09), como o novo presidente do PT de Fortaleza. Ele venceu a disputa por 1.509 votos, contra 1.506 do ex-vereador Deodato Ramalho.

O resultado, no entanto, foi contestado através de um recurso apresentado por Deodato que tenta anular a apuração de uma das urnas (na Barra do Ceará). Caberá a direção estadual analisar o recurso e proclamar o resultado final da votação.

De acordo com o processo de eleição do PT, os filiados tem até o dia 14 de abril para apresentar recursos que contestem o resultado da votação.

Confirmado o resultado deste domingo, Acrísio assume a vaga na presidência do PT Fortaleza, na sucessão do deputado estadual Elmano de Freitas, que abriu mão da disputa de reeleição para concorrer a presidência estadual do PT contra a reeleição do atual dirigente, o sindicalista De Assis Diniz.

Apoios
Acrísio contava com o apoio das correntes do PT mais próximas do governador Camilo Santana, entre elas: Campo Democrático, Avante 21 e Militância Socialista. Na semana passada, Acrísio havia conquistado também o apoio do Movimento PT que havia lançado o ex-vereador Vicente Pinto para o cargo. O candidato abriu mão da disputa e anunciou apoio a Acrísio.

Já Deodato era apoiado pelo grupo da deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, da Corrente Democracia Socialista. Ele também somava apoios das correntes Casa Vermelha e Articulação de Esquerda.

Mais perto
Assim, caso confirmada a vitória de Acrísio, o PT se aproxima da abertura de diálogo com siglas como o PDT, que administra a Prefeitura de Fortaleza com Roberto Cláudio. Para Acrísio, a legenda é aliada do PT em nível federal e seria importante manter uma boa convivência, pensando no palanque para a disputa eleitoral de 2018. O candidato derrotado, Deodato Ramalho, defendia a postura de oposição a Roberto Cláudio e ao grupo político do PDT liderados pelos irmãos Ferreira Gomes.


Curtir: