Ceará

Aeroporto de Aracati é inaugurado e abre nova porta de turismo para o Ceará

Aeroporto de Aracati é inaugurado e abre nova porta de turismo para o Ceará. Governador Cid Gomes e o ministro do Turismo acompanharam a solenidade. Foto: Divulgação

O Governador Cid Gomes e o ministro do Turismo, Gastão Vieira, acompanharam a inauguração, neste sábado (04), do primeiro aeroporto regional de vocação turística do Ceará. Gastão Vieira definiu a obra como um grande passo para a concretização de um projeto que vai impulsionar o turismo nacional. “O Governo Federal tem como referência de planejamento de infraestrutura viária regional, o planejamento que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado do Ceará. Esse aeroporto é um exemplo das ações de infraestrutura que temos implementado para dar mais conforto ao turista e contemplar a atividade como um todo”, destacou.

Dragão do Mar
O Dragão do Mar, como foi batizado o novo aeroporto de Aracati, tem capacidade de receber aviões de grande porte, que normalmente operam em voos internacionais. Segundo o Governador, além de servir como uma nova porta de entrada para o turismo do Ceará, o equipamento vai permitir grande desenvolvimento para o município e a região do Litoral Leste.“Ele tem um padrão de modernidade, conforto e segurança, e ajudará na meta de trazer mais turistas para o Estado. É um legado fundamental para a cadeia produtiva do turismo e para a economia do Ceará, para ajudar a melhorar a vida de quem vive nessa região”, destacou Cid Gomes.

Em números
O equipamento recebeu dos Governos Federal e Estadual o investimento de mais de R$ 23,7 milhões. Ele conta com pista de pouso, área de taxiamento e hangares prontos. O que antes era apenas uma pista de pouso, foi ampliada em 600 metros, passando a 1,8 mil metros por 30 metros de largura, mais 400 metros de área de escape, totalizando 2.200 metros de comprimento. Com vida útil de 20 anos, pode operar 1.200 movimentos por ano. O pátio de estacionamento de aeronaves terá 152 metros por 90 metros.

Com informações do governo do Ceará


Curtir: