Eleições 2014

Ailton Lopes tem candidatura deferida pela Justiça Eleitoral

Ailton Lopes tem candidatura deferida pela Justiça Eleitoral
Ailton Lopes tem candidatura deferida pela Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) julgou o primeiro registro de candidatura ao cargo de governador. O candidato Aílton Lopes, da coligação Frente de Esquerda Socialista (PSOL-PSTU-PCB), teve candidatura deferida.

Até agora, 293 processos de registros de candidatura foram julgados, com 266 deferimentos. A maioria dos processos tem sido julgada de forma monocrática, pelos juízes relatores, uma novidade nessas eleições.

Barrados
Nove pedidos de registros de candidatura resultaram em indeferimento, até o momento, sendo oito ao cargo de deputado estadual: João Paulo Nascimento Oliveira (PSC), Vera Mariano da Silva (PSC), Ana Cleide Pereira Gomes (PDT), Augusta Brito de Paula (PC do B), Antônio Roque de Araújo (Pros), Luís Sérgio Souza dos Santos (PSDC), Agenor Manoel Ribeiro (PSDC) e José Macedo de Lima (PTN), além de Leonael Alencar Júnior (PTdoB) ao cargo de deputado federal.

Pedidos
O TRE-CE já recebeu 856 pedidos registros de candidatos, incluindo os relacionados às vagas remanescentes, que ainda podem ser preenchidas até o dia 6 de agosto, embora os juízes do tribunal tenham o prazo até o dia 5 de agosto para julgar todos os processos de registros de candidatura.

Agilidade
A secretária Judiciária do TRE, Orleanes Cavalcanti, afirma que “os trabalhos estão bastante agilizados, porque os juízes podem decidir monocraticamente os casos mais simples, tanto que, em uma semana, o número de processos julgados já ultrapassa um terço do total a ser apreciado”.

Renúncias
Dentre os processos de registros de candidatos, o TRE-CE recebeu ainda 5 pedidos de renúncia: João Ananias, Ildemar Citó, Cristiano da Silva Andrade e Carla Rodrigues Paes de Andrade, todos ao cargo de deputado federal, e Giovanni Sampaio Gondim, ao cargo de deputado estadual.

Com informações do TRE


Curtir: