Eleições 2016

AL adota “recesso branco” com duas sessões por semana

AL adota “recesso branco” com duas sessões por semana. Foto: Marcos Moura
AL adota “recesso branco” com duas sessões por semana. Foto: Marcos Mouraplena

Em ano eleitoral, o chamado “recesso branco” já é quase uma tradição dos parlamentos brasileiros. Aqui no Ceará, não é diferente. Parlamentares que participam, direta ou indiretamente, da disputa eleitoral reivindicam mais “tempo livre” para atuar nas campanhas, seja como candidatou ou como apoiador.

Após reunião entre o Colégio de Líderes e a Mesa Diretora, na tarde de quarta-feira (10), a Assembleia Legislativa anunciou que concentrará as atividades de plenário em apenas dois dias da semana: Terças e quartas-feiras.

“A Assembleia continuará funcionando durante o período eleitoral, sem qualquer prejuízo das discussões”, disse o presidente da AL em exercício, deputado Tin Gomes (PHS), que vai concorrer à chefia da Prefeitura de Fortaleza. Ele ainda acrescentou que a decisão já começa a valer na próxima semana.

Em debate
Nesses dois dias, a ideia é que sejam discutidas e votadas matérias de interesse do estado, evitando, assim, que o período eleitoral atrapalhe o andamento de projetos e de iniciativas que necessitam da autorização da Assembleia Legislativa.

Além disso, ficou acertado que as quintas-feiras serão reservadas para audiências públicas e eventos nas Comissões Técnicas da Casa. No plenário, as quintas serão destinadas apenas às sessões especiais e solenidades.

Em campanha
Nos dias “livres”, os deputados poderão se engajar nas campanhas eleitorais. Dos 46 parlamentares, 15 estão diretamente envolvidos na disputa de prefeituras na Capital e no interior.

São candidatos a prefeito os deputados: Heitor Ferrer, do PSB; Capitão Wagner, do PR e Tin Gomes, do PHS (que concorrem em Fortaleza); Naumi Amorim, do PMB (Caucaia); Júlio César Filho, do PDT (Maracanaú); Laís Nunes, do PMB (Icó); Bethrose, do PMB (São Gonçalo do Amarante); Carlomano Marques, do PMDB (Pacatuba); José Ailton Brasil, do PP (Crato); Ivo Gomes, do PDT (Sobral); João Jaime, do DEM (Jijoca de Jericoacoara); Thomaz Holanda, do PMDB (Quixeramobim) e George Valentim, do PCdoB (Maranguape). Além deles, os deputados Elmano de Freitas do PT, em Fortaleza; e Doutor Santana, do PT, em Juazeiro do Norte, são candidatos a vice-prefeito.

Apoiadores
Vale ressaltar, ainda, que os parlamentares participam das campanhas apoiando candidatos em diferentes bases. O deputado Sérgio Aguiar (PDT), por exemplo, não disputa a eleição municipal, mas apoia a candidatura da esposa, Mônica Aguiar, que pleiteia a reeleição em Camocim. Em entrevista, o pedetista admite que, nos bastidores, a campanha política é o principal assunto tratado na AL.

“Já se respira eleição, sem dúvida nenhuma, embora o prazo, efetivamente, da campanha seja a partir do dia 16 de agosto. Mas as conversas de bastidores, todas elas, já são nesse sentido. Dizendo como é que ficaram as composições, dando conta de quem ‘escalou melhor o time para entrar em campo’ para a eleição e, com isso, já mostra o favoritismo de algumas postulações”, revelou.

Fortaleza
Sobre a disputa em Fortaleza, Sérgio Aguiar, que é aliado do prefeito Roberto Cláudio, candidato à reeleição, minimizou o número de prefeituráveis, oito no total, como motivação para o acirramento da eleição municipal. “Eu creio que com essas ‘demarchas’ que aconteceram aí, a gente vê que não passam de quatro as candidaturas viáveis para disputar, realmente, o cargo de prefeito municipal de Fortaleza”, concluiu.

Esperado
A instituição do recesso branco já era defendida pelos deputados estaduais cearenses, antes mesmo do recesso parlamentar do meio do ano. Na época, o deputado Audic Mota (PMDB) destacou que este “tempo livre” serve para definir as estratégias eleitorais, para “largada” da campanha nas ruas que começa em 16 de agosto. O peemedebista ressaltou ainda que, neste período, a Assembleia irá “respirar” campanha e eleição, até porque serão apenas 45 das campanha, conforme a nova legislação eleitoral.

Com informações do OE


Curtir: