ALEC

AL celebra 100 anos da Faculdade de Farmácia e Odontologia da UFC

Evento atende iniciativa do deputado Carlos Matos. Foto: Máximo Moura
Evento atende iniciativa do deputado Carlos Matos. Foto: Máximo Moura

Para celebrar os 100 anos da Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira (12/04), às 19h, sessão solene no Plenário 13 de Maio. A iniciativa é do deputado Carlos Matos (PSDB).

Criada em 12 de abril de 1916, a Faculdade de Pharmácia, Odontologia e Curso de Parto do Ceará foi reconhecida como utilizade pública pela Lei n°1.391, de 2 de outubro de 1916. Apenas em 1950 houve a federalização da Faculdade.

De acordo com Carlos Matos, “a proposta de criar a instituição de ensino foi uma iniciativa do cirurgião dentista Francisco de Sá Roriz, em 1915, que coordenou a fundação da Faculdade de Medicina Tropical, Farmácia, Odontologia e Obstetrícia do Ceará”.

Cursos
Atualmente com três cursos de graduação estruturados em cinco departamentos acadêmicos, a instituição atende 1.330 alunos de graduação e 240 alunos de pós-graduação, distribuídos em cinco programas de níveis de mestrado e doutorado. A equipe é formada por 116 professores e 122 servidores, que realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Homenagens
Pelo compromisso com a educação no Ceará, serão homenageados na solenidade Francisco Sá Roriz (in memoriam), Afonso de Pontes Medeiros (in memoriam), os professores de Odontologia José Dilson de Vasconcelos e Haroldo Cesar Pinheiro Beltrão e os de Farmácia Zueli Braga de Lima Guedes e Carlos Couto de Castelo Branco.

Com informações da AL


Curtir: