Ceará

AL discute assistência a pacientes com câncer de mama nesta segunda

AL discute assistência a pacientes com câncer de mama nesta segunda
AL discute assistência a pacientes com câncer de mama nesta segunda

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres da Assembleia Legislativa do Ceará promove, nesta segunda-feira (23), às 9h, no auditório Murilo Aguiar, o primeiro Ciclo de Debates sobre Câncer de Mama para Parlamentares. Na ocasião, será debatida a regulação do acesso à assistência no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a presidente da Frente Parlamentar, deputada Fernanda Pessoa (PR), “é preciso avançarmos com os tratamentos e proporcionar mais tempo de vida aos pacientes, por isso, a importância desse debate no Parlamento. Se temos como salvar mais pessoas com novos métodos, não vamos poupar esforços para isso”.

Palestras
O debates serão realizados pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), representada pela Associação dos Amigos do Crio – Assocrio. Serão ministradas cinco palestras com os temas: A realidade do acesso ao tratamento e câncer de mama avançado no SUS; Quais tratamentos deveriam estar disponíveis no SUS, mas não estão?; O Desafio para a Incorporação de Novas Tecnologias; A Realidade do Paciente Usuário do Sistema Único de Saúde; e Competências do Estado no Acesso ao Tratamento do Câncer.

Objetivo
A representante da Assocrio, Cláudia Belém, explica que o evento tem como objetivo esclarecer sobre as possibilidades de atuação do Estado para a disponibilização de novos tratamentos pela rede pública estadual. “Verificamos a falta de coerência nos processos decisórios dos gestores de saúde para a inclusão de terapias inovadoras, o que poderia contribuir para cura ou melhoria de vida de milhares de paciente”, enfatizou.


Curtir: