Bastidores

Aliança entre PT e PDT para eleição de 2018 é defendida por deputados

André Figueiredo diz que Camilo tem demonstrado alinhamento as ideias do PDT. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Lideranças políticas do Ceará, embora evitem falar diretamente sobre as eleições de 2018, nos bastidores, já trabalham para construção de uma ampla frente política de apoio à reeleição do governador Camilo Santana.

Além disso, questionados pelo jornal O Estado, parlamentares da base de apoio do governador afirmaram não encararam como “novidade” a defesa de Camilo para uma eventual chapa formada por Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) para a disputa pela presidência República no ano que vem.

O presidente estadual do PDT e deputado federal, André Figueiredo, disse que, mesmo pertencendo ao PT, Camilo tem demonstrado alinhamento as ideias do PDT. Tudo, segundo ele, para o bem do Estado do Ceará e do País, referindo-se a defesa de Camilo ao nome do ex-ministro Ciro Gomes à presidência da República.

“Nós, estamos no mesmo grupo político e estamos com o mesmo pensamento político e estamos com o mesmo pensamento político para o Ceará principalmente e para o Brasil”, frisou ele.

Reeleição
Segundo ele, a candidatura de Camilo à reeleição, entretanto, é consenso. Ele não descartam saída de Camilo do PT, mas minimiza possível migração para o PDT. “Quanto a isso nós não vamos nos pronunciar, porque, caso aconteça, será uma decisão da sua vontade, da sua necessidade política”, reforça ele.

Esperada
Manoel Santana (PT), entretanto, disse que a postura de Camilo em apoio a Ciro já era esperada internamente e, portanto, não foi encarada como novidade. Contudo, o parlamentar reconhece que o nome do ex-presidente Lula se fortaleceu muito nos últimos meses, porque, apesar de tudo, construiu um legado ao País.

Aliança
Santana disse ainda que a expectativa do nome de Lula seja resgatado como alternativa a essa situação de crise. Por outro lado, é preciso aguardar a disponibilidade do petista de querer ser candidato novamente. Conforme o deputado, o PT deve procurar uma aliança, preferencialmente com o PDT e com o PC do B.

Bloco
Segundo o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, a defesa de Camilo Santana sobre o nome do ex-ministro Ciro Gomes para disputar a Presidência da República, reforçam a postulação do pedetista. “O ex-ministro Ciro Gomes é um grande nome, é um ícone da política do nosso País. Ele é uma pessoa experiente e já mostro sua capacidade nos cargos públicos que comandou”, afirmou.

Com informações de Tarcísio Colares, via OE


Curtir: