Ceará

Aprece promove Encontro de Novos Gestores Municipais; Cid Gomes fará palestra de abertura

Cid Gomes
Aprece promove Encontro de Novos Gestores Municipais; Cid Gomes fará palestra de abertura. Foto: Emílio Moreno

Nos próximos dias 22 e 23 de janeiro, a Aprece (Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará) irá promover, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o Encontro Aprece Novos Gestores Municipais 2013-2016. Com a temática “Por uma gestão pública criativa e participativa”, a Associação pretende capacitar e sensibilizar os prefeitos eleitos e reeleitos para uma gestão pública de qualidade.

Cid
A abertura oficial será realizada com uma palestra do governador Cid Gomes com a temática “Administração Pública e gestão por resultados: o caso do Estado do Ceará”, que acontecerá a partir das 9h30.

Experências
O encontro, que é tradição da Aprece, é o espaço para apresentar lições aprendidas e ouvir os anseios dos que assumem a bandeira do municipalismo. O pleito de 2012 apresentou uma particularidade e o Ceará passou por uma renovação de prefeitos em 140 municípios o que corresponde a aproximadamente a 76% do total dos municípios cearenses. Por conta disso, a entidade municipalista cearense reforça a importância do encontro que será uma oportunidade de reafirmar a luta municipalista no Ceará.

Criativa e participativa
A versão 2013-2016 foca na gestão pública criativa e participativa. O encontro traz o alerta para que os gestores locais, sem descuidar do que determinam as leis, busquem soluções próprias e sustentáveis para ofertar seus munícipes os serviços públicos demandados, mesmo diante de uma restrição orçamentária. A ênfase na explicação sobre as competências dos Municípios e a necessidade de mobilização por um pacto federativo mais justo também ganham especial atenção nas apresentações.

Orientações
O momento é oportuno ainda para repassar orientações sobre uma gestão de qualidade nas principais áreas de atuação da administração municipal. Finanças, saúde, educação, meio ambiente, desenvolvimento social, trânsito, cultura, saneamento, tecnologia da inovação são abordados. A expectativa da Aprece é reunir um público estimado em 1.000 pessoas/dia entre prefeitos(as), vice-prefeitos(as), secretários(as) municipais, vereadores(as) e demais assessores e cidadãos interessados.

Eleição
Encerrando o Encontro, será realizada, na tarde do dia 23, a eleição oficial da diretoria da Aprece para o biênio 2013-2014. Com chapa única inscrita, concorre ao cargo de presidente da entidade a prefeita municipal de Fortim, Adriana Pinheiro e o prefeito municipal de Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento, como vice-presidente. De acordo com o artigo 48 do Estatuto Social da Aprece, em caso de chapa única é necessário que os candidatos sejam submetidos à aclamação, com a maioria mais um dos votos dos demais prefeitos.

Com informações da Aprece


Curtir: