Ceará

Artur Bruno recebe medalha por colaborar com o desenvolvimento da educação do Ceará

Artur Bruno recebe medalha por colaborar com o desenvolvimento da educação do Ceará
Artur Bruno recebe medalha por colaborar com o desenvolvimento da educação do Ceará

A Assembleia Legislativa do Ceará entrega nesta quinta-feira (24/10) a Medalha Otávio Lobo ao deputado federal Artur Bruno (PT/CE). A comenda é destinada a cearenses que contribuíram para o desenvolvimento da educação no Estado.

A sessão solene será no Plenário 13 de Maio, às 19 horas. A proposição é do deputado estadual professor José Teodoro.

Bruno
O agraciado pela Medalha Otávio Lobo é escolhido pela Mesa Diretora da Casa a partir de uma listra tríplice. Artur Bruno é professor há 35 anos. É autor de oito livros. Atualmente, como vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, tem defendido que os royalties do petróleo sejam destinados para a melhoria do salário dos profissionais de educação. Integrou a Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE) defendendo que 10% do Produto Interno Bruno (PIB) sejam investidos no setor.

Artur Bruno exerceu quatro mandatos de deputado estadual. Foi o propositor e relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Foram investigados 108 municípios pela comissão, tendo sido encontradas irregularidades em 87 deles.

A CPI colaborou para que o Ministério da Educação aprimorasse a legislação que tratava da fiscalização e do controle dos recursos destinados ao setor. Além disso, sugeriu que o fundo fosse ampliado para todo o ensino básico (educação infantil, fundamental e ensino médio), o que acabou acontecendo com a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

E ainda
Foi presidente das Comissões de Educação e Cultura e Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa. Artur Bruno também ocupou a presidência da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Fortaleza, onde exerceu por duas vezes o mandato de vereador. Artur Bruno é casado com Natércia Rios e é pai de duas filhas, Mayara e Marina.


Curtir: