Ceará

Assembleia faz homenagem ao avô de Cid Gomes em prédio inaugurado nesta quinta

Prédio da Assembleia leva nome do avô dos irmãos Cid, Ivo e Ciro. Foto: Divulgação

O novo prédio anexo da Assembleia Legislativa, batizado com o nome do ex-deputado José Euclides Ferreira Gomes, será inaugurado nesta quinta-feira (15/03). A cerimônia terá show, peça teatral e exposição de arte. A programação começará às 19 horas e promete ser das mais prestigiadas. Foram investidos R$ 53 milhões na obra, que foi realizada em dois anos e meio.

Nomes
O nome escolhido para batizar o novo prédio é uma homenagem ao avô do governador Cid Gomes. Anteriormente, um outro anexo da Assembleia ganhou nome de Senador Cesar Cals em homenagem ao ex-governador e ex-ministro, Cesar Cals, pai do então presidente do Poder, Marcos Cals (PSDB).

Gomes
Patriarca da família Ferreira Gomes, José Euclides nasceu em Sobral no dia 31 de janeiro de 1876. Foi vereador de Sobral em várias legislaturas e viveu no Amazonas durante 10 anos. Regressando ao Ceará, dedicou-se à pecuária, tornando-se um dos primeiros fazendeiros da zona norte do Estado. Na Assembleia Legislativa, como deputado classista, defendeu os interesses rurais.

Obra
O Edifício Deputado Euclides Ferreira Gomes começou a ser construído no biênio 2009/2010, quando era presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa o deputado Domingos Filho, atual vice-governador do Ceará, e finalizado no presente biênio 2011/2012 que tem como presidente da Mesa Diretora o deputado Roberto Cláudio.

Serviços
Construído para sediar órgãos que prestam diversos tipos de serviço à população, o novo prédio vai abrigar a Universidade do Parlamento (Unipace), que, conforme a diretora administrativa, Lise Novais, contará com cerca de 30 salas para os cursos de extensão, graduação e pós-graduação da instituição. O Procon Assembleia, a Biblioteca César Cals, o Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, a Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios, a Ouvidoria Parlamentar, a Procuradoria Jurídica e a Casa do Cidadão também funcionarão no local, que contará ainda com duas lanchonetes e um restaurante.

Cultura
A nova estrutura recebe ainda o Centro Cultural do Parlamento Cearense (CCPC) e um cine teatro com capacidade para mais de 500 pessoas. O CCPC iniciará suas atividades com o show de inauguração do novo prédio “O legado de Luiz Gonzaga”, reunindo Fagner e Dominguinhos. Os dois artistas prestarão homenagem a um dos mais importantes músicos do nordeste, Luiz Gonzaga, cujo centenário de nascimento se comemora este ano.

Além disso, será aberta a exposição “Fotojornalismo, da promessa do real à autonomia simbólica” – uma mostra inédita de cinco dos mais importantes fotógrafos do jornalismo brasileiro: Celso Oliveira, Evandro Teixeira, Juca Martins, Marcel Gautherot e Orlando Brito. A exposição ficará em cartaz no quinto andar do Centro, até 15 de maio de 2012.

Em cartaz
Nos dias 16 e 17 deste mês, o CCPC traz de volta ao palco o cearense Aderbal Freire Filho, com o espetáculo “Depois do Filme”. Após mais de 10 anos sem representar, o ator interpreta o personagem Ulisses, num monólogo que fala sobre a finitude da vida.

As atividades do novo espaço estão sob responsabilidade do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp).

Com informações do site da AL