Fortaleza

Audiência na CMFor discute o acolhimento nos postos de saúde

Audiência foi solicitada pelo vereador Gardel Rolim

A Câmara Municipal de Fortaleza realizará uma audiência pública para discutir os novos mecanismos de acolhimento nas Unidades de Atenção Primária a Saúde – UAPS. O evento acontece na próxima sexta-feira, dia 9 de junho, às 9 horas, no Auditório da Casa.

A iniciativa é do vereador Gardel Rolim, que considera a discussão importante para o eficiente funcionamento das unidades e o oferecimento de um serviço de qualidade aos usuários.

Acolhimento
Segundo o parlamentar, o acolhimento é o primeiro atendimento realizado aos usuários quando estes chegam aos postos de saúde. O profissional de enfermagem faz uma triagem, avaliando se o paciente necessita de um atendimento de urgência no próprio posto, se pode esperar por uma consulta posterior (que deverá ser marcada) ou se precisa se deslocar para outro equipamento de saúde.

Em debate
O vereador avalia que a realização da audiência pública se faz necessária para ampliar o debate sobre a implementação e viabilização de elaboração de novas técnicas de acolhimento, requalificação e aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos no processo de apresentação, estruturação e operacionalização do modelo de Atenção Primária à Saúde adotado no Brasil e, especialmente, no município de Fortaleza – Estratégia Saúde da Família – que organiza os serviços através de um modelo assistencial que visa integrar todos os aspectos desses serviços tendo como foco as necessidades da população.

Com informações da Assessoria


Curtir: