Ceará

Audiência pública debate produção de biodiesel do peixe nesta quinta-feira

Audiência pública debate produção de biodiesel do peixe nesta quinta-feira

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Assembleia Legislativa realiza na tarde desta quinta-feira (29), a partir das 14h, no Complexo de Comissões Técnicas, audiência pública para discutir o projeto de produção de biodiesel de peixe, o Biopeixe.

Produtores
Para o deputado Lula Morais (PCdoB), autor do requerimento que originou o debate, esse evento vai favorecer diretamente a classe produtiva. “Iremos debater com diversos segmentos esse assunto tão importante, sem falar na nossa preocupação com o meio ambiente”, disse.

Em teste
O Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), iniciou em 2007 estudos relacionados à produção do Biopeixe, realizando experiências de produção de óleo de peixe em laboratório e projetando uma máquina destinada à extração desse material. O Banco do Nordeste financiou o equipamento, que atualmente está em fase de teste.

Piscicultura
A piscicultura é uma atividade em crescimento no Ceará, onde existem cerca de 670 piscicultores cadastrados. Somente o açude Castanhão produz 10 mil toneladas de tilápias em gaiolas e tem autorização da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Semace) para produzir até 32 mil toneladas ao ano, em 30 mil tanques/redes.

E ainda
Além do baixo custo de produção, dada a facilidade da matéria-prima, o aproveitamento das vísceras dos peixes (50% delas podem virar óleo) para a produção de biodiesel resolverá um grande problema ambiental: a destruição correta dos dejetos dos peixes criados em gaiolas, que hoje são atirados nas águas dos açudes, poluindo esses mananciais.

Convidados
Foram convidados para a audiência o ministro da Pesca e Agricultura, Marcelo Crivela; o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, René Barreira; representantes do Sebrae, Banco do Nordeste, Semace, Nutec, Dnocs, Usina de Biodiesel da Petrobrás em Quixadá, Associação Cearense dos Aquicultores, senadores, deputados estaduais e federais, além de organizações ligadas ao tema.


Curtir: