Fortaleza

Audiência Pública na Câmara discute mudanças na Educação de Fortaleza nesta sexta

Audiência Pública na Câmara discute mudanças na Educação de Fortaleza nesta sexta
Audiência Pública na Câmara discute mudanças na Educação de Fortaleza nesta sexta

Educadores, militantes da educação, pais de alunos e autoridades públicas debaterão as mudanças na Educação de Fortaleza nesta sexta-feira, 1º de março, em audiência pública que será realizada na Câmara Municipal de Fortaleza. Requerida pelo vereador João Alfredo (PSOL), a audiência tem como objetivo discutir o calendário letivo de 2013 apresentado pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Veja aqui:
Volta às aulas: Período letivo de 2013 na rede municipal de Fortaleza começa dia 18 de março

Redução
Com as mudanças anunciadas pela nova gestão da Prefeitura de Fortaleza, o tempo previsto para o calendário letivo de 2012 foi reduzido em dois meses. De acordo com a Comissão de Defesa pelo Direito à Educação, composta por entidades de classe, movimentos populares, ONGs, parlamentares e órgãos de fiscalização, a decisão da SME “fere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o direito à educação pública de qualidade”.

Pacto
No último dia 7, a SME anunciou o “Pacto de responsabilidade social e pedagógica pelos estudantes da Rede Pública de Fortaleza” com o objetivo de regularizar o calendário de aulas das escolas do município. O documento, assinado por algumas entidades e sindicatos ligados aos servidores da Educação, é questionado por movimentos populares e parte da categoria de docentes.

“Além disso, o Pacto tem uma desastrada motivação, pois cita até mesmo o trabalho infantil como justificativa para adequação do calendário escolar. O texto até mesmo incentiva que os estudantes devem trabalhar na alta estação. Porém, o mais grave são as opções de compensação apresentadas”, critica a nota da Comissão de Defesa pelo Direito à Educação.

Serviço: Audiência pública sobre mudanças na Educação – debate sobre o Pacto pela Educação proposto pela nova gestão da Secretaria de Educação do Município
Data: Sexta, dia 01/03
Hora: às 14h30
Local: Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza – Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 – Luciano Cavalcante


Curtir: