Eleições 2012

Balanço: Mutirão do TRE no Ginásio Paulo Sarasate atendeu a quase 30 mil eleitores

TRE realizou mutirão no Ginásio Paulo Sarasate. Foto: Arquivo jangadeiro online

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará atendeu 29.729 eleitores nos dez dias de mutirão no Ginásio Paulo Sarasate. De 30 de abril a 9 de maio, os servidores da Justiça Eleitoral trabalharam em regime de plantão, em Fortaleza, para atender aos eleitores que deixaram para regularizar o título no prazo final do alistamento eleitoral.

Atendimento
Nesses dez dias de mutirão no Ginásio Paulo Sarasate, mais da metade das solicitações (56%) foram dos eleitores que tiraram o título pela primeira vez. Os demais pedidos ficaram distribuídos entre revisão eleitoral e transferência. Os casos de 2ª via do título representaram menos de 1%, já que o prazo para esta solicitação só termina no dia 27 de setembro, dez dias antes das eleições.

Final
No último dia do prazo para regularizar o título, o TRE atendeu, em Fortaleza, 6.101 eleitores. Às 18 horas os portôes do Ginásio Paulo Sarasate foram fechados. Quem estava na fila, entrou no ginásio e foi atendido normalmente pelos servidores da Justiça Eleitoral.

Estrutura
Para a realização do mutirão, foram montados no ginásio 65 microcomputadores – 50 para atendimento normal e 15 para preferencial. Um contingente de 350 pessoas, entre juízes, servidores da Justiça Eleitoral, terceirizados e de segurança (policiais militares e guardas municipais), foi mobilizado para atender aos eleitores.

Acessibilidade
Para os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que não conseguiram informar até ontem, 9 de maio, a sua situação à Justiça Eleitoral, o TRE fará nova campanha junto aos mesários para que no dia da eleição (7 de outubro), estimulem esses eleitores a preencher um formulário, informando as suas condições de deficiência ou mobilidade reduzida. Com essas informações, o TRE poderá tomar providências no sentido de melhorar o acesso nos locais de votação nas eleições de 2014.

Cartórios
Os cartórios eleitorais, em todo o Estado, voltarão a funcionar, normalmente, na próxima segunda-feira, dia 14/5. Todos os prazos processuais, que vencem nos dias 10 e 11 de maio, serão prorrogados até o primeiro dia útil subsequente, de acordo com a Portaria Conjunta nº 4/2012 do TRE-CE.

Com informações da Assessoria do TRE


Curtir: