Eleições 2014

Balanço parcial: TRE julgou 75 processos de registros de candidatura

Balanço parcial: TRE julgou 75 processos de registros de candidatura
Balanço parcial: TRE julgou 75 processos de registros de candidatura

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará já julgou 75 processos de registros de candidatura para as próximas eleições, dos 864 processos que deram entrada na Seção de Protocolo. Segundo a assessoria da Corte, os processos julgados não incluem nenhum dos candidatos que disputam o governo do Ceará este ano. 

Demanda
Ao todo, 846 candidatos solicitaram o registro para os cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Este número é maior do que o registrado nas eleições de 2010, quando o TRE julgou 827 processos.

Balanço
Dos 75 processos julgados pelo TRE para as próximas eleições, 69 são de candidatos, a maioria (62) com deferimento, e 6 DRAPs (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários) também deferidos. Apenas 3 pedidos de registros de candidatos foram indeferidos e houve ainda 4 renúncias ao cargo de deputado federal (João Ananias, Ildemar Citó, Cristiano da Silva Andrade e Carla Rodrigues Paes de Andrade).

Julgamento
Nas eleições deste ano, a novidade tem sido o julgamento de forma monocrática, pelos juízes relatores, com parecer favorável do Ministério Público Eleitoral. Até agora, 11 processos foram analisados pela Corte do TRE (7 deferidos), um pedido de vista e 3 indeferimentos ao cargo de deputado estadual: João Paulo Nascimento Oliveira (PSC), Vera Mariano da Silva (PSC) e Ana Cleide Pereira Gomes (PDT).

Prazo
O TRE tem prazo até o dia 5 de agosto para julgar todos os processos de registros de candidatura. Mas, de acordo com o Calendário Eleitoral do TSE, os partidos/coligações ainda podem substituir ou registrar novos candidatos até o dia 6 de agosto nas vagas remanescentes para os cargos proporcionais (deputados estadual e federal) e até o dia 15 de setembro para substituir os candidatos aos cargos majoritários (senador e governador).

Com informações do TRE


Curtir: