Eleições 2014

Bandeira branca: Aliados defendem nova reunião entre Cid e Eunício

Bandeira branca: Aliados defendem nova reunião entre Cid e Eunício
Bandeira branca: Aliados defendem nova reunião entre Cid e Eunício

Às vésperas do início das convenções internas, destinadas a escolher os candidatos e as coligações que vão disputar as eleições de outubro, parlamentares defendem uma nova conversa entre o governador Cid Gomes (Pros) e o senador Eunício Oliveira, pré-candidato ao governo do Ceará pelo PMDB, para tentar aparar as arestas e, assim, conseguir manter um palanque unificado em prol da candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Oficialmente, não existe nenhum encontro agendado. Apenas um interesse manifestado por parte dos aliados.

Necessário
Em princípio, segundo o deputado federal Antônio Balhmann (Pros), o novo encontro não só é possível, como é necessário, porque os dois convivem juntos numa aliança que já dura mais de sete anos. O parlamentar avalia que Eunício poderia ouvir o que Cid Gomes tem a propor. “Eu acredito que ainda será possível o PMDB formar com o Pros, PT e PCdoB na sucessão estadual, nas eleições de outubro”, reforça, acrescentando que ainda há tempo para construir uma “forte aliança”. Balhmann não quis arriscar um resultado do possível encontro entre Cid e Eunício, mas defendeu a manutenção da aliança entre os partidos.

Incômodo
Nos bastidores, a demora na indicação do candidato por parte do governador tem incomodado aos demais aliados, especialmente com a falta de diálogo com Cid Gomes. Para eles, é chegada a hora de anunciar a chapa governista, sob pena de perder espaço para os nomes já postos na disputa, como o de Eunício Oliveira.

Escolha
Em entrevistas, Cid tem dito que quem comanda a sucessão é ele, porém, só discutirá nomes depois de dialogar um projeto a ser apresentado à população. Eunício esteve por três vezes apoiando o atual governo – nas eleições de 2006, 2010 e na eleição do prefeito Roberto Cláudio (Pros). E, agora, espera receber reciprocidade por parte do até pouco tempo aliado, o Pros.

Será?!
“A política é a arte do diálogo. Se faz política conversando com as pessoas, debatendo com elas e estimulando os entendimentos”, afirmou o deputado Danilo Forte (PMDB), ao ressaltar que é favorável a que Cid Gomes, “como prometeu”, procure Eunício Oliveira para conversar sobre a sucessão estadual. Contudo, informa que o PMDB não desistirá de lançar candidato ao governo do Ceará nas eleições deste ano. Segundo enfatizou, a decisão é do colegiado e o partido já avançou muito para viabilizar seu projeto. “Defendo esse encontro entre os dois líderes políticos, mas devo prever que será muito difícil o Eunício recuar do seu projeto de governar o Ceará”, salientou.

Com informações do jornal O Estado


Curtir: