Ceará

BNB amplia horário de funcionamento para atender agricultores atingidos pela seca

BNB amplia horário de funcionamento para atender agricultores atingidos pela seca
BNB amplia horário de funcionamento para atender agricultores atingidos pela seca

O Banco do Nordeste vai ampliar seu horário de atendimento ao público em duas horas diárias, com o objetivo de contratar propostas de crédito no âmbito do Programa FNE Estiagem e receber termos de adesão para renegociações de dívidas.

Nesta segunda
A força-tarefa prevê a abertura de todas as agências duas horas antes do atendimento bancário convencional. A iniciativa terá início nesta próxima segunda-feira, 29, e se estenderá até o dia 10 de maio.

Objetivo
Segundo a Diretoria do Banco do Nordeste, o intuito é agilizar o atendimento aos produtores rurais afetados pela seca, que poderão contratar financiamentos ou renegociar suas dívidas em condições especiais, de acordo com o enquadramento da operação de crédito.

Juros
Voltado para produtores rurais que tiveram perdas com a seca, o FNE Estiagem dispõe de juros de 1% a.a, com prazo de pagamento de 10 anos, com até três anos de carência.

Fundo
Os recursos são oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e serão empregados na recuperação de atividades nos municípios que tiveram situação de emergência ou calamidade pública decretada.

O Banco do Nordeste já desembolsou R$ 2,3 bilhões por meio do FNE Estiagem, desde julho do ano passado, com mais de 320 mil operações de crédito. Somente no Estado do Ceará, o montante alcança R$ 457 milhões, com um total de 55 mil contratos firmados no período.

Renegociação
Por meio das resoluções 4.211 e 4.212, agricultores familiares poderão renegociar o saldo devedor em dez parcelas anuais, com o primeiro vencimento em 2016. Cada parcela paga até o vencimento terá bônus de adimplência de 80%, mesmo percentual de desconto aplicado em caso de liquidação da dívida.

Parcelamento
Os produtores rurais não classificados como agricultores familiares também poderão parcelar suas dívidas em dez vezes, com o primeiro vencimento programado para 2015. O agente produtivo também pode renegociar dívidas com enquadramento nas Leis 12.249 e 12.716. As condições especiais de todas as resoluções e leis que favorecem os agricultores atingidos pela estiagem estão no quadro abaixo.

Com informações do BNB


Curtir: