Fortaleza

Boto-Cinza é patrimônio Natural de Fortaleza

Defensores da preservação do animal prestigiaram a promulgação. Foto: Genilson de Lima

Na manhã desta quarta-feira (21) a Câmara Municipal de Fortaleza, realizou durante a sessão plenária, a assinatura da promulgação do projeto lei nº 0300/2011, de autoria do vereador João Alfredo (PSOL), que declara os botos-cinza patrimônio natural de Fortaleza. O vereador salientou a importância da preservação da espécie marinha e cobrou a conscientização de todos.

Aquasis
João Alfredo destacou o trabalho da ONG Aquasis, que trouxe à Casa Legislativa esse projeto e salienta que o boto-cinza poderia também fazer parte como sendo mais um ícone do Ceará. O vereador aproveitou e esclareceu que o projeto já tinha sido encaminhado para o executivo, mas não houve resposta, então a projeto voltou a Casa e como rege a Lei municipal, será promulgada pela Câmara.

Boto
Representante da ONG Aquasis, Carolina Meireles, apresentou os trabalhos desenvolvidos pela ONG na proteção da fauna em todo o Estado do Ceará. Carolina frisa que o boto-cinza ainda não está na lista nacional dos animais em extinção, mas que estudos apontam que logo essa espécime entrará nesta lista. Segundo a Aquasis, o animal é visto em quase toda costa do Estado, mas com mais frequência na enseada do Mucuripe e conta que infelizmente sua população está diminuindo.

Boto-Cinza é patrimônio Natural de Fortaleza

Perigo
Segundo estudos da Aquasis, os boto-cinzas estão sofrendo impactos diretos pela ação do homem, pois por viverem próximos a costas urbanas, sofrem essa convivência e elencou algumas intervenções humanas na vida da espécie, como: a construção de espigões, despejamentos de esgotos e poluição causadas por portos e lixo de todas as especies.

Pier
Carolina Meireles finalizou denunciando que a construção do novo píer do porto do Mucuripe em nenhum momento passou por um estudo ambiental que tivesse levado em conta o cuidado com o boto-cinza e acredita que quando o projeto se tornar lei, as punições possam ser aplicadas. “A ideia é que o boto seja um novo simbolo para a cidade” destacou.

Promulgado
No final da sessão, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT) assinou a promulgação que torna o boto-cinza Patrimônio Natural da Cidade de Fortaleza. Agora o projeto será enviado ao Executivo Municipal para aguardar sua numeração.

Com informações da CMFor


Curtir: