Câmara dos Deputados

Cabo Sabino critica proposta de “distritão” na reforma política

Cabo Sabino critica proposta de “distritão” na reforma política

O deputado federal Cabo Sabino (PR/CE) vem criticando pontos da Reforma Política, que pautam os bastidores do Congresso Nacional, como a proposta do ‘distritão’, que altera por completo, o sistema eleitoral brasileiro, elegendo os mais bem votados.

Proposta esta, inclusive, apoiada, por exemplo, pelo presidente da República Michel Temer. “Será se a Câmara Federal vai ter realmente coragem de fazer uma reforma política sobre o que precisa ser realmente reformado, ou vai ser mais um paliativo?”.

“Agora, se fala em acabar com as coligações e fazer o ‘distritão’, onde os mais bem votados serão eleitos. Se a proposta for aprovada, nunca mais vamos ver uma pessoa simples do povo na Câmara dos Deputados. Só vai ser eleito quem tem dinheiro”, critica o parlamentar.

Proteção
Conforme Cabo Sabino, se o ‘distritão’ for aprovado, será “muito mais para proteger quem tem um mandato, do que possibilitar que lideranças populares se elejam”. “As campanhas serão cada vez mais caras”, destacou.

E ainda
O parlamentar diz que a reforma deveria ser melhor pensada. “Temos muito ainda o que pensar e estudar sobre o que queremos nessa reforma política. Deveríamos fazer uma reforma real, não apenas para criar um Fundo Partidário. O povo não aceita mais isso”, pontuou.


Curtir: