Em Brasília

Câmara aprova texto principal da MP dos Portos e inicia votação de destaques

Câmara aprova MP dos Portos
Câmara aprova MP dos Portos

O Plenário da Câmara Federal aprovou, em votação simbólica, na noite de terça-feira (140, o relatório da comissão mista para a Medida Provisória dos Portos (MP 595/12), que estabelece novas regras para as concessões, arrendamentos e autorizações de instalações portuárias, públicas ou privadas.

Destaques
Os deputados vão começar a analisar os destaques apresentados ao relatório, de autoria do senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Entretanto, há divergências entre os partidos da base aliada ao governo quanto a mudanças pretendidas no texto.

Líder do PT comemora
O líder do PT, deputado José Guimarães (CE), disse que foi um “gol de placa” a aprovação, pelo Plenário, do relatório da comissão mista para a MP dos Portos (595/12). Ele disse que a votação foi possível depois que o governo conseguiu fechar um acordo de procedimentos com o PMDB e com o PP.

Diálogo
O deputado reconheceu que houve uma mudança no “estado de espírito” do Plenário. Ele tinha declarado, no meio da tarde, que estava “desanimado” com o andamento da MP, mas agora está confiante. “Houve muito diálogo e prevaleceu o bom senso”, declarou.

Bolso
Durante as negociações, os deputados decidiram criar barreiras para a votação ao invés de facilitar a aprovação da MP. Mas o Planalto prometeu liberar R$ 1 bilhão em emendas e os parlamentares acabaram mudando de ideia. Assim, a matéria acabou aprovada.

Com informações da Agência Câmara


Curtir: