Ceará Conexão Assembleia

Camilo aponta importância do diálogo com instituições no combate à Covid-19

Camilo aponta importância do diálogo com instituições no combate à Covid-19

O governador do Ceará, Camilo Santana, foi o entrevistado do Conexão Assembleia, programa multiplataforma da rádio FM Assembleia, nesta segunda-feira (13/12).

Durante a entrevista à jornalista Kézya Diniz, o chefe do Poder Executivo estadual fez um balanço de sua gestão, destacando os investimentos do Governo do Estado em áreas como educação e assistência social, bem como apontando as ações implementadas para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19.

Em relação ao combate à pandemia, Camilo Santana considerou que uma das ações mais importantes durante todo esse período foi manter os canais abertos de diálogo com diversas instituições do Estado. “Nós formamos dois comitês durante a pandemia, um consultivo e outro deliberativo, reunindo e envolvendo diversos poderes e instituições estaduais, no sentido de avaliar os números da pandemia e deliberar sobre decisões”, destacou.

Para o governador, a partir desses debates e da comunicação franca com a população cearense, diante das incertezas da pandemia, foi possível passar mais credibilidade para as decisões tomadas. “Desses diálogos resultaram ações importantes que protegeram a população e fizeram com que ela seguisse as decisões, pois com ações cooperadas e seguindo as orientações dos especialistas nós conseguimos enfrentar a pandemia e o negacionismo”, salientou.

Ainda sobre as iniciativas do Governo no enfrentamento à pandemia de Covid-19, Camilo Santana foi indagado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), a respeito de sua avaliação do papel que o Poder Legislativo estadual teve nesse período.

Em sua resposta, Camilo Santana reconheceu o papel da Assembleia ao longo de todo o período de pandemia, não apenas participando efetivamente dos comitês de debate, como aprovando, de maneira célere, todas as matérias enviadas pelo Poder Executivo e que buscavam amenizar os efeitos da crise sanitária. “A Assembleia foi muito importante em acolher as demandas sociais da população, contribuindo com a arrecadação de cestas básicas, além de promover o bom debate, mesmo que de forma remota, e sugerir alterações em pautas importantes, que agregaram bastante nas medidas tomadas pelo Estado”, pontuou.

Investimentos
Sobre os investimentos do Governo do Estado em sua gestão, o governador destacou as políticas realizadas no campo da educação, que buscaram focar em todos os níveis de ensino. “Tenho focado na área da infância, construindo creches em todos os 184 municípios, fortalecendo o programa Mais Infância. E agora, fortalecendo o ensino superior, criamos o Avance, uma bolsa para alunos de escolas públicas que passam em universidades, que recebem meio salário mínimo por mês. E estamos também com uma política de interiorização das universidades públicas do Estado”, assinalou.

Ele também registrou a importância das políticas de transferência de renda no Ceará, enfatizando a ampliação para 450 mil no número de mães beneficiadas com o Cartão Mais Infância, citando ainda os auxílios pagos aos setores da cultura, turismo, bares e restaurantes. “Nós pagamos contas atrasadas de bares e restaurantes que tinham débitos, negociamos dívidas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), vamos perdoar dívidas de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a mais de 500 mil motoqueiros no Ceará”, enumerou.

Réveillon
Camilo Santana também se manifestou sobre a posição do Governo do Estado em relação aos eventos com grande mobilização de pessoas. A decisão do Comitê Científico de Combate à Pandemia foi a de que estão proibidos os grandes eventos de Réveillon no Ceará. Para o governador, diante do surgimento de uma nova variante da Covid-19 e do crescimento de casos na Europa, é necessário ter muita prudência e responsabilidade.

“Em grandes festas como o Réveillon de Fortaleza, é impossível ter um controle das pessoas que frequentam esses ambientes, diferente de um estádio de futebol, em que só pode entrar quem apresenta o comprovante de vacinação”, comentou, complementando que “as festas só poderão acontecer desde que haja um controle de acesso”.

“Não é o momento de se antecipar. É o momento de entender melhor como vai ser o comportamento dessa nova variante e acompanhar o crescimento de casos no mundo, com os seus efeitos no Brasil e no Ceará, apoiando os eventos virtuais, mas evitando promover as grandes aglomerações sem controle, que podem disseminar variantes e fazer com que novas medidas, mais duras, tenham que ser tomadas lá na frente e comprometam os avanços conquistados”, enfatizou Camilo Santana.

Conexão Assembleia
O Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também nas redes sociais da Assembleia Legislativa do Ceará, no YouTube e no Facebook, às segundas-feiras, a partir das 8h.

A produção é veiculada também na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30. O programa também fica disponível no podcast da rádio FM Assembleia, bastando procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.


Curtir: