Eleições 2014

Camilo cresce 12 pontos e chega aos 31%, mas Eunício lidera com 41%, diz Datafolha

Camilo cresce 12 pontos e chega aos 31%, mas Eunício lidera com 41%, diz Datafolha
Camilo cresce 12 pontos e chega aos 31%, mas Eunício lidera com 41%, diz Datafolha

O Datafolha divulgou nesta quarta-feira (03) uma pesquisa de intenção de voto sobre a disputa do governo do Ceará. Segundo o levantamento, encomendado pelo jornal O Povo, o candidato Camilo Santana (PT) subiu 12 pontos percentuais na disputa pelo governo do estado e, hoje, tem 31% das intenções de voto.

Apesar disso, Eunício Oliveira (PMDB), mantém-se na liderança, com 41% – seis pontos a menos do que o registrado na primeira pesquisa, divulgada em 14 de agosto. O resultado mostra que, em três semanas, a vantagem de Eunício sobre Camilo caiu de 28 para 10 pontos. Esta é a primeira pesquisa O POVO/Datafolha realizada após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. 

Ailton e Eliane
O desempenho da candidata do PSB, Eliane Novais, teve variação negativa, passando de 7% para 4% das intenções de votos. Ailton Lopes (Psol) também oscilou para baixo, saindo de 4% para 2%. Os dados correspondem à pesquisa estimulada (quando é apresentada ao eleitor uma lista com os nomes dos candidatos), na qual outros 8% dos entrevistados disseram votar em branco ou nulo e 15% revelaram não saber em quem irão votar.

Estimulada
Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada, aquela em que o eleitor é apresentado à relação dos candidatos ao Governo:

  • – Eunício Oliveira (PMDB) – 41%
  • – Camilo Santana (PT) – 31%
  • – Eliane Novais (PSB) – 4%
  • – Ailton Lopes (PSOL) – 2%
  • – Brancos/nulos – 8%
  • – Não sabe – 15%

Leia ainda:
Datafolha: Eunício tem 47%, Camilo, 19%, e Eliane, 7%

Ibope: Tasso lidera disputa ao Senado com 58%; Mauro Filho tem 14%
Ibope: Eunício lidera disputa ao Governo com 44; Camilo vem em segundo com 14%

Segundo turno
Juntos, os adversários de Eunício somam 37%. Isso significa que, no limite da margem de erro da pesquisa – que é de três pontos, para mais ou para menos – abre-se a possibilidade de haver segundo turno no Ceará. De acordo com a lei eleitoral, para vencer no primeiro turno o candidato precisa ter mais votos que a soma de todos os seus adversários. Pela margem de erro, se a eleição fosse hoje, Eunício teria entre 38% e 44%, enquanto seus concorrentes teriam entre 34% e 40%. Assim, a chance de a briga pelo governo se estender por duas etapas já não pode ser descartada.

Espontânea
Já na pesquisa espontânea, na qual o eleitor diz em quem pretende votar sem ver a lista com os nomes, Eunício marca 19% e Camilo aparece com 18%. O governador Cid Gomes (Pros), que não disputa a eleição, aparece com 2%. Ainda na espontânea, Eliane marca 1%; Ailton Lopes não pontua.  Na pesquisa espontânea, o percentual de entrevistados que disseram não saber em quem vão votar caiu de 61% para 48%. Esse é o número que mostra o voto mais consolidado.

  • – Eunício Oliveira (PMDB) – 19%
  • – Camilo Santana (PT) – 18%
  • – Cid Gomes (Pros) – 2%
  • – Eliane Novais (PSB) – 1%
  • – Ailton Lopes (PSOL) – 0%
  • – Não sabe – 48%

Horário eleitoral
O Datafolha retratou as intenções do eleitor após duas semanas de propaganda eleitoral na televisão e no rádio, iniciada em 19 de agosto. A comparação com a sondagem anterior mostra que o “palanque eletrônico” ajudou o eleitor a se decidir.

Ficha Técnica
A pesquisa O POVO/Datafolha foi realizada em parceria com a Folha de S. Paulo. O Datafolha ouviu 1.042 pessoas, em 41 municípios cearenses, entre os dias 1º e 2 de setembro. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-00021/2014 e BR-00517/2014.

Com informações do jornal O Povo


Curtir: