Nacional

Camilo leva proposta de nova CPMF para encontro com os governadores eleitos do Nordeste

Camilo leva proposta de nova CPMF para encontro com os governadores eleitos do Nordeste. Foto: Divulgação
Camilo leva proposta de nova CPMF para encontro com os governadores eleitos do Nordeste. Foto: Divulgação

O governador eleito Camilo Santana participa nesta terça-feira (9), em João Pessoa, do ‘Encontro dos governadores do Nordeste’. No evento, organizado pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, Camilo deve apresentar aos gestores da região uma nova proposta para aumentar o financiamento da saúde pública.

“Vamos levar uma proposta bem consistente para que a gente possa abrir essa discussão ainda este ano no Congresso Nacional”, afirmou.

Leia ainda:
Em entrevista, Camilo volta a defender volta da CPMF

Camilo Santana já havia levantado na semana passada o debate sobre novas formas de financiamento para a saúde pública. “No Ceará, 92% das pessoas utilizam a saúde pública e o custeio é muito alto. Sabemos que houve uma perda gigantesca com o término da CPMF, que na época era em torno de R$ 40 bilhões por ano”, disse.

Novas regras
Camilo Santana defende, no entanto, que a nova forma de financiamento tenha regras diferenciadas do antigo imposto. “A CPMF foi desvirtuada porque os recursos foram usados para outros fins que não a saúde, o que seria proibido com essas novas regras”, citou.

Contribuição
Outros dois itens devem ser incluídos no projeto, que está sendo preparado por Camilo e sua equipe técnica: a contribuição deverá ser para aqueles que realizam grandes movimentações financeiras, isentando quem tem menos condições; e a definição clara de qual será o percentual para União, estados e municípios.

Evento
A primeira parte do encontro em João Pessoa será aberta à imprensa e autoridades, que poderão assistir as explanações dos gestores sobre as expectativas dos próximos quatro anos. À tarde, o evento será restrito para os governadores e assessores diretos. O encontro será encerrado às 16h com a divulgação da Carta dos Governadores.

Programação
Confira a programação do Encontro dos Governadores Eleitos do Nordeste:

  • 8h – Credenciamento
  • 9h – Recepção às autoridades
  • 10h – Abertura do evento – fala do anfitrião – governador Ricardo Coutinho
  • 10h30 – Início das falas dos governadores
  • 13h30 – Intervalo para almoço
  • 14h30 – Reunião fechada – (Elaboração da Carta dos governadores eleitos)
  • 16h – Divulgação da Carta e encerramento (aberto para imprensa e autoridades credenciadas)

Com informações da Assessoria


Curtir: