Ceará Eleições 2012

Campanha da Acessibilidade voltará a acontecer no 2º turno em Fortaleza; TRE tira dúvidas dos eleitores

O Instituto Datafolha divulgou nova pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Fortaleza, nesta quinta-feira (27)
Campanha da Acessibilidade voltará a acontecer no 2º turno em Fortaleza; TRE tira dúvidas dos eleitores. Foto: Divulgação

No próximo dia 28 de outubro, 1.612.155 eleitores estarão aptos a irem às urnas para escolher o novo prefeito de Fortaleza, no 2º turno das Eleições 2012. Para votar, é necessário o título e/ou documento oficial com foto. O TRE do Ceará esclarece algumas dúvidas mais frequentes dos eleitores sobre o pleito do dia 28/10. Acompanhe!

Local de votação
Para quem já votou no 1º turno, na capital, é fácil achar a sua seção eleitoral. Ela será instalada, neste 2º turno, no mesmo local de votação da eleição do último dia 7 de outubro.

Se o eleitor não foi às urnas no 1º turno, pode votar normalmente no 2º turno. Para conferir o local de votação, deve ligar com antecedência para o Disque Eleições (148), diariamente, das 8h às 19h, ou acessar o site do TRE – www.tre-ce.jus.br.

Mudança
O TRE lembra a este eleitor que houve mudanças em 42 locais de votação, nas eleições 2012, em relação às últimas eleições de 2010. Veja as seções que mudaram de local aqui.

Justificativa
Para quem não vota em Fortaleza e é eleitor de qualquer outro município do Ceará, não precisa se preocupar pois o 2º turno só vale para o eleitor da capital.

Quem vota em Fortaleza, mas estará em outra cidade do Ceará, no dia da eleição, procure o Cartório Eleitoral ou o Fórum de Justiça desta cidade. Lá, estará disponível o requerimento de justificativa de voto que deverá ser preenchido com o número do título, assinado pelo eleitor e entregue no mesmo local.

Interior
Além disso, o TRE instalará seções com urnas exclusivas de justificativa nos municípios de Aquiraz (Porto das Dunas), São Gonçalo do Amarante (Pecém), Jijoca de Jericoacoara e Juazeiro do Norte. Confira os locais de justificativa aqui.

Capital
Para quem estiver em Fortaleza e for eleitor em uma capital ou cidade de outro Estado da Federação, onde haverá 2º turno, o TRE instalará seções exclusivas de justificativa na unidade móvel, no Mucuripe, no Fórum Eleitoral de Fortaleza (Praia de Iracema), no Ideal Clube, nos Terminais Rodoviários João Tomé e de Antônio Bezerra, e no Aeroporto Pinto Martins. Mas o TRE lembra que a justificativa também pode ser feita em qualquer uma das 4.156 seções eleitorais de votação na capital.

E depois?
Quem não justificar o voto no dia da eleição, terá até 60 dias para fazê-lo no Cartório Eleitoral da sua cidade.

Acessibilidade
O TRE do Ceará realiza nas Eleições 2012 a Campanha da Acessibilidade, de identificação dos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida. É muito importante que este eleitor preencha o formulário, na seção de votação, no próximo dia 28/10, informando a sua situação, caso ele ainda não tenha se identificado no 1º turno. O TRE precisa saber se naquela seção eleitoral vota algum eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida, para providenciar a melhoria do acesso deste eleitor nos locais de votação nas eleições futuras.

Com informações do TRE


Curtir: