Eleições 2014

Candidatos ao Senado se enfrentam em debate na TV O Povo neste domingo

Candidatos ao Senado se enfrentam em debate na TV O Povo no próximo domingo. Montagem: Sobral de Prima
Candidatos ao Senado se enfrentam em debate na TV O Povo neste domingo. Montagem: Sobral de Prima

Chegou a hora de colocar frente a frente os personagens que, nestas eleições, se enfrentam pela cobiçada vaga no Senado. Neste domingo (31), às 18 horas, a TV O POVO promove debate entre Tasso Jereissati (PSDB), Mauro Filho (Pros), Raquel Dias (PSTU) e Geovana Cartaxo (PSB).

Em disputa
A partir de 2015, um deles ficará com a cadeira ocupada pelo hoje senador Inácio Arruda (PCdoB) e passará a representar o Ceará na Casa de maior prestígio político do Legislativo brasileiro.

Composição
A disputa pelo Senado em 2014 é mais acirrada que a anterior. Diferentemente de 2010, quando duas vagas foram abertas, desta vez só há espaço para um vencedor. Quem ganhar passa a integrar a bancada cearense ao lado dos senadores José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) – este último, candidato ao governo, que deixará o suplente Waldemir Catanho (PT) na vaga, caso seja eleito para o Executivo.

Em jogo
Em jogo, além do salário de R$ 26,7 mil e de vários benefícios, está também o papel estratégico nas decisões políticas do Estado e do País. Quem vencer poderá participar de discussões que deverão ser jogadas para os próximos anos, como a redução da jornada de trabalho, a reforma tributária, dentre outros temas.

Tabuleiro
A campanha rumo ao Senado em 2014 também mexe com a composição das forças políticas do estado. Se vencer, Tasso volta ao protagonismo após quase quatro anos recluso nos bastidores – em caso de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) passa a ser o único opositor no grupo cearense. Já uma possível vitória de Mauro Filho praticamente encerra a carreira política do tucano, além de significar trunfo para o governador Cid Gomes (Pros), que se despede do mandato. Se levarem a vaga, Raquel Dias e Geovana Cartaxo subverterão a lógica até agora apontada pelas pesquisas.

Formato
O debate entre os concorrentes ao Senador terá formato semelhante ao do Executivo, realizado no último domingo pela TV O POVO. Nos quatro primeiros blocos, cada candidato ficará no centro da “roda”, respondendo aos questionamentos da produção e dos concorrentes. Haverá réplica e tréplica.

Temas
Os temas abordados, no entanto, serão outros: relação entre poderes, desenvolvimento regional, segurança pública, meio ambiente, educação, saúde, trajetória pública, conjuntura econômica, reforma política e pacto federativo. O debate terá transmissão ao vivo da rádio O POVO/CBN e do portal O POVO Online.

Comento
A TV O Povo conseguiu o que as demais emissoras de televisão tentam sem sucesso: tornar o debate interessante. O formato escolhido, com os candidatos no centro da roda, respondendo aos questionamentos como se estivessem em uma sabatina, inquiridos pelos demais candidatos, traz uma dinâmica que atrai o interesse do eleitor e dá uma nova cor a este tipo de programa.

Candidatos

  • Geovana – A advogada ambientalista e professora da UFC disputa sua primeira eleição. Tem militância nas áreas de meio ambiente e direitos humanos.
  • Mauro – Formado em Economia, com PhD em Ciências Econômicas, é deputado estadual pelo Pros. Já foi secretário do Planejamento e chefe da Casa Civil do Estado. Até abril, era secretário da Fazenda do Governo Cid.
  • Raquel – Doutora em Educação e professora da Uece, tem trajetória ligada ao movimento sindical e à militância nas áreas de educação e direito das mulheres. Foi candidata a senadora em 2010.
  • Tasso – Já governou o Ceará por três vezes e ocupou cargo de senador até 2010. Desde então, após derrota nas urnas, manteve-se no bastidor político e agora volta à disputa eleitoral.

Serviço: Debate com os quatro candidatos ao Senado
Data: domingo, dia 31 de agosto
Hora: às 18h
Local: TV O POVO

Com informações do jornal O Povo


Curtir: