Ceará Greve

Carteiros prometem Operação Tartaruga na entrega de correspondências

Carteiros prometem Operação Tartaruga na entrega de correspondências

Funcionários dos Correios decidiram em assembleia geral nesta manhã (13) suspender a greve, depois de 28 dias de paralisação, na sequência das decisões da categoria em outros estados do país. A suspensão tinha sido ordenada pelo Tribunal Superior do Trabalho na última terça-feira, quando foi julgado o dissídio coletivo dos trabalhadores.

Como manobra para continuar a pressionar os dirigentes da empresa, os funcionários do Ceará decidiram adotar a partir de hoje a “operação tartaruga”.

“Nós sabemos trabalhar mais rápido e mais devagar.. e agora a gente não vai fazer nenhum esforço para colocar as entregas em dia” explica a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos e Similares do Estado do Ceará (Sintect-CE), Lourdinha Félix.

Segundo um balanço divulgado pela assessoria de comunicação dos Correios no Ceará o número de correspondências atrasadas no estado, do início da greve até o início da semana, é superior a 1 milhão e 730 mil. “A gente fez a greve justamente por que era impossível atender a demanda antes.. a tendência agora é piorar” completa o carteiro Miguel Dias.

Dissídio
No julgamento do dissídio coletivo, os ministros do TST também autorizaram a empresa a descontar no salário dos grevistas o equivalente a sete dias de greve e os demais 21 dias de paralisação devem ser compensados com trabalho extra nos fins de semana. No caso de descumprimento da determinação, a multa diária estabelecida foi R$ 50 mil.

O Tribunal garantiu o cumprimento de pontos decididos na última reunião de conciliação entre a diretoria dos Correios e os funcionários, que incluem aumento real de R$ 80 a partir de outubro e reajuste de salários e benefícios de 6,87% retroativo a agosto.

Leia mais:
Fenaban chama bancários para rodada de negociações nesta quinta-feira

Sem acordo, greve dos Correios vai a dissídio coletivo
Médicos municipais recebem pagamento e cancelam reunião que aconteceria na quinta-feira

Da Redação do Jangadeiro Online, com informações do repórter Omar Jacob


Curtir: