Nacional

Casa da “mãe Joaninha” vira destaque nacional

A revista Veja que chega às bancas esta semana traz reportagem de página dupla com críticas à prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT).

A reportagem foi publicada na edição número 2214, da revista. Sob o título“A Casa da mãe Joaninha – Uma sucessão de vexames públicos, escândalos administrativos, protestos populares e onda de boatos corroem o já minguado capital político da prefeita de Fortaleza”, a matéria aponta falhas no trabalho de Luizianne Lins à frente da prefeitura da capital cearense e questiona as razões que levaram a prefeita a tomar algumas decisões, entre as quais, a contratação de Daniela Mercury para cantar no aniversário de Fortaleza e a construção do Jardim Japonês.  

Reprodução da revista Veja que chega às bancas esta semana. Edição 2214.

Na legenda da fotografia em que a petista aparece vestida de Joaninha, a revista diz : “Anteninhas e Chifrinhos – Luizianne Lins vestida de joaninha no carnaval de Fortaleza: A animação sobe enquanto a popularidade cai”.

A matéria é assinada pela jornalista Júlia de Medeiros que abre o texto apresentando Luizianne como “detentora do título de a prefeita mais mal avaliada do país, segundo o Datafolha”, para completar na sequência com uma previsão: “Os últimos acontecimentos mostram que ela não deve perder o trono tão cedo”.

Daí por diante, a matéria cita algumas polêmicas que envolvem a prefeita desde o retorno das férias durante o carnaval, quando a Luizianne Lins reapareceu vestida de joaninha, até o uso do cartão corporativo da prefeitura, passando por divergências entre o cachê pago ao cantor Caetano Veloso e o valor informado pela gestão.

O texto lembra que Luizianne não discursou na festa de aniversário da capital, preferindo colocar uma atriz como representante, supostamente para evitar vaias. O movimento de críticas à gestão, nas redes sociais, conhecido por aqui como “Fora Luizianne”, também é citado na matéria.

A revista afirma o uso de guardas municipais para segurança da casa da mãe da prefeita, em Fortaleza. Além de um outro imóvel de propriedade de Luiza Lins, uma casa de praia no distrito de Batoque, município de Pindoretama, que está sob investigação do Ministério Público Federal.


O outro lado

Segundo a revista, a prefeita Luizianne Lins defendeu o uso de guardas municipais na segurança da casa da própria mãe, afirmando que  seu filho frequenta o local. 

No caso do Jardim Japonês, em que Veja relaciona a construção com “uma forte amizade com o empreiteiro Carlos Fujita”, a prefeita disse, segundo a revista, que a construção da praça teve o objetivo de homenagear a comunidade japonesa de Fortaleza. 

O detalhe lembrado por Veja é que o Jardim está localizado em frente ao prédio onde mora Fujita. Depois da justificativa da prefeita, a revista lembra que a citada comunidade é composta por apenas 300 famílias.


Comento:
A reportagem não traz nenhuma grande revelação ou denúncia sobre a administração da prefeita Luizianne Lins, mas expõe os desgastes da gestão e da gestora em circulação nacional.

Simpáticos à prefeita já tem o discurso na ponta da língua, afirmam que a matéria reúne notícias requentadas com o simples objetivo de desgastar a petista.

De fato, nada novo, com exceção de uma ou outra confirmação do uso do cartão corporativo mantido por muito tempo sob sigilo. Mas, como disse, a reportagem expõe o desgaste de Luizianne Lins.

Desdobramentos virão.


Curtir:


40 thoughts on “Casa da “mãe Joaninha” vira destaque nacional

  1. A revista somente leva ao cenário nacional o que a população de Fortaleza já tem conhecimento e sofre com as consequências dos fatos divulgados. Má aplicação dos recursos públicos, impropriedades e irregularidades administrativas dão a tônica da atual gestão municipal. Qualquer cidade do interior do Estado já teria sido alvo de ações do Ministério Público, mas quando se trata de grandes capitais a coisa corre frouxa. A cidade largada, entregue à própria sorte, repleta de buracos. A saúde á míngua, postos de saúde fechados e a propaganda institucional na tv dizendo que está tudo às mil maravilhas.Uma realidade bem diferente da fantasia pregada de que a cidade vai muito bem… obrigado.

  2. Gostaria de saber qual o problema em contratar o show de Daniela Mercury? Erro porque? A prefeita já trouxe a Fortaleza tantas outras atrações, não estou entendendo o motivo de Daniela Mercury não puder vir fazer show aqui? Quanto ao erros da gestão fico calado, embora perceba que existam alguns exageros por parte de muitos da oposição. Mas Daniela Mercury vir fazer show aqui não vejo nada demais. Taí, gostei.

  3. faltam mais de 2.000 professores na sala de aulas do municipio de fortaleza!!!
    o ano letivo iniciarar no dia 27/04/2011 e falta professores na rede!!!!!

  4. este eo verdadeiro jeito petista de governar.proteçao aos amigos mensaloes, e muita mentira um dia a populaçao brasileira aprendera a votar e pessoas como esta prefeita nao tera nem coragem de pedir um voto aos seus conterraneos

  5. Luizianne, jardim japonês para homenagear japoneses em Fortaleza é piada, né? Porque não homenagear holandeses, portugueses e até mesmo a comunidade árabe que muito mais significado tem para a nossa cidade? Pode-se ver que de história você não entende nada!!! Se a família Fujita queria um jardim japones porque não construíram com recursos próprios? VERGONHA!!!

  6. Somos obrigados a aguentar diariamente o caos que está em Fortaleza. Professores não estão satisfeitos, buracos em cada esquina, transporte coletivo precário.
    Essa é a Fortaleza Bela, segundo Luizianne Lins.
    Parabéns a Revista Veja pela iniciativa de expor a realidade de Fortaleza.

  7. Esse Marcio é um babaca, babaca, babaca msm. Exagero da oposição?Ele não mora em Fortaleza não??Buraco em cima de Buraco, quebrando os carros direto. Cai um copo de água, alaga a cidade toda. Faltam professores nas escolas, fornecedores suspenderam material hospitalar por falta de pagamento…deve ser mais um petista doente querendo salvar a pele dos amigos petralhas, que fazem política para os amigos e não para a população. Nunca se responsabiliza pelos erros, prefere encobrir do que assumir. Cansei…..a vá!!!

  8. Queria agradecer como idealizador do protesto pacífico e bem humorado #FORALUIZIANNE ocorrido no dia 1° de abril, dia de Luizianne Lins, a revista Veja e em especial a jornalista Júlia de Medeiros pelo paragrafo citando o nosso protesto. Isso me estimula a não me acomodar e nem ficar calado com tanto descaso que ocorre em nossa cidade, hoje causado pela incompetente prefeita Luizianne Lins. O que queiram acompanhar participe em http://www.facebook.com/parafrentefortaleza. Meu twitter é @tarsis_rocha para maiores informações. Obrigado a todos os elogios e palavras de apoio. Grato pelo espaço.

  9. A gestão da sra Luiziane Lins é marcada por gastos em festas, carnavais e com muitas propagandas explorando obras que há tempos estão em construção e não tem fim, aditivos e mais aditivos em editais, alterando os valores antes previstos no orçamento municipal, diga por sinal bem elevados.
    Enfim , agora a divulgação irá em âmbito nacional, que vergonha para uma pessoa pública, ter a certeza que eis a pior PREFEITA, neste Brasil, tão grande e tão extenso em sua geografia.
    A FORTALEZA DELA é muito parecida com a FORTALEZA DA MARIA LUIZA ( Também do PT ) cheia de buracos e mazelas, desprezada e com muitos a usufruir do dinheiro do povo em seu benefício próprio.

  10. Se ela tão ruim porque a reelejeram ? Dava prá ter notado no primeiro mandato. Fortaleza sempre foi pródiga em péssimos administradores. Tinha um que atendia pela alcunha de velho macho que chefiava uma quadrilha que assaltava os cofres da cidade, com o genro roubando na merenda escolar e assessores que nada tinham e agora são empresários da área hoteleira e nada se apura, a beira mar do agora inusitado jardim japones já teve o seu calçadão mudado o piso para ceramica de revestimento de fachado e esta população nada disse. Políticos são todos iguais,o que dizer do governo do estado agora entregue a familia gomes, pobre cidade….. pobre estado……

  11. Todos os gestores públicos estão sujeitos a insatisfações populares. O ser humando nunca estará realizado e gestor nenhum conseguirá agradar a todos. Críticas, desbafos, elogios, enfim tudo é possivel para se realizar comentários diversos, contudo não podemos esquecer que a revista Veja é (e sempre foi) uma ferramenta que está a disposição da elite que, instisfeita com a constante e crescente perda de poder, utiliza esse meio para tentar macular, execrar qualquer pessoa, que a ela não se curve, perante a opinião pública. Não tenho procuração para defender Luizianne, mas pelo fato de conhecê-la, sei que trata-se de uma mulher guerreira, vencedora e preocupada com as causas dos menos favorecidos (isso incomoda a muita gente). A população carente de nossa cidade é sabedora disso, tanto que jamais deixou de acreditar no seu trabalho, garra e competência, elegendo-a em todos os pleitos eleitorais que ela participou, contrariando as pesquisas, muitas delas supostamente manipuladas por institutos, jornais e revistas (como a Veja). Força, Luizanne, não se deixe abater diante da mediocridade de poucos que a todo momento tentam desestabilizar sua admistração.

  12. ela prefeita..segundo as mas linguas trocou um estarleiro que ia trazer emprego as famintos de fortaleza(desempregados) por uma fabrica de canoa ecologica lá no rio ceará..moral da historia..nenhuma coisa nem outro..o fortalezense ficou a ver mais uma vez navio e o empreendimento foi para o esatado de pernambuco..nos os pernambucanos estamos felizes por fortaleza tem uma prefeita assim..que fique ai muito anos a tpzada..rss..pernambucanos felizes por vc exister luiziane!!rsssssss

  13. kd a administração que prometeste? Vc é uma demagoga fina. Lembrando que falta mais de 2000 professores nas escolas municipais de Fortaleza e que existe um cadastro de reserva de concursados de 1680 professores aguardando por convocvações e mais de 5 mil professores contratados em caráter temporário tendo seus salários pagos pelo FUNDEB. LULU, nunca mais aqui em Fortaleza.EDUCAÇÃO DE QUALIDADE AS CRIANÇAS CARENTES DE FORTALEZA ,SAÚDE E PAVIMENTAÇÃO AO POVO FORTALEZENSSE. VÁ PARA CASA DA MÃE JOANA!

  14. IMAGINO A INDIGNAÇÃO DE QUEM PRECISA APENAS DE UMA CONSULTA MÉDICA E NUNCA É ATENDIDA , FORTALEZA JÁ FOI MOTIVO DE ADMIRAÇÃO DA MIDIA NACIONAL ,HOJE É MOTIVO DE CHACOTA .

  15. Voces não conhecem a história do jardim dos Fujitas que foi saqueado na época da guerra aqui em fortaleza,ok:?Podia repassar um episódio histórico de que tomei conhecimento gratuitamente…mas acho melhor que os comentaristas de plantão busquem outras fontes de ciência..mas busquem se interesse tiverem.Quanto à segurança de D.Luiza Lins, sou testemunha, como frequentadora de sua casa que fui, junto com meu irmão, não por pretextos políitcos, mas por reuniões ligadas à música, que não diferentemente do que acontece na vida de todas as filhas, é normal que busquem em suas mães a proteção para seus filhos, quando por quaisquer necessidades tenham que se ausentar, sem a possibilidade de conduzi-los em bolsas maternais , tal como acontece coma as mamães cangurus. no transporte de seus pequeninos.Sei tambem, que há algum trempo atrás, a casa de D. Luiza foi alvos dos ladrões, quando foipraticado assalto, sendo daí em diante feito o aconselhamento de manter uma vigilância a que ti nha direito, já que na maior parte do tempo, o filho da perfeita se encontrava na casa da avó.Alguem estranha este fato?Não sou longamano de políticos ou preposto de partido.Sou empregada federal, concursada, só me sinto inquieta quando alguem se posta injustamente contra a Luiziane, porque se percebe, que passa ao largo uma intenção velada de atingi-la no aspecto pessoal, quando a democracia permite críticas àquela escolhida para legítimo mandato eletivo, passível, portanto de admoestação quando a reprimenda se refere ao aspecto administrativo e com justo FUNDAMENTO.
    Esta moça já foi vilipendiada nos mais diferentes aspectos da honra pessoal..Ser bom ou ser mau, sei que muitas vezes são predicativos atribuídos, segundo sua preferência pessoal, mas a obrigação de ser JUSTO, é imprescindível no exercício da cidadania…essa é a minha opinião.

  16. Muito estranho a falta de destaque para fatos tão importantes como: Fortaleza recebeu um projeto que vem transformando a vida de moradores de áreas de risco com moradias dignas (veja no inicio da av. Aguanambi ou na av. Francisco sá…), sou funcionaria publica municipal e por varias gestões vi as festas de aniversário da cidade serem adiadas porque a cidade encontrava se em estado de calamidade pública por causa das chuvas. Durante a atual administração apesar de tantas chuvas isso não aconteceu nenhuma vez pois houve um trabalho preventivo da defesa cívil, limpando lagoas, canais bueiros, coisa que nunca havia acontecido em Fortaleza. Porque não destacar o projeto Vila do Mar que esta garantindo para a população pobre da cidade direito a uma orla marítima com urbanização igual a que a cidade rica tem e sem mexer com a vida dos pescadores? pelo contrario garantindo casa para os pescadores artesanais que ainda resistem naquela região. Hoje a secretaria de cultura tem uma politica de editais que garante recursos as mais variadas linguagens artisticas de forma democratica e transparente. Com discussões em Fóruns as categorias participam de decisões sobre as manifestações populares como o carnaval que esta vivendo uma nova fase onde a opinião e o fazer coletivo vem sendo respeitado. É preciso ser justo e mostrar um jornalismo sem bandeira politica.

  17. Mesmo a Revista Veja não sendo um veículo de informação lá muito “confiável,imparcial e digno de aceitação”,tenho de tirar o chapeú pois o povo da cidade estava precisando de alguém com coragem de enfrentar nossa digníssima prefeita.

  18. Avalie se a revista tomasse conhecimento dos convenios celebrados entre as secretarias e as ONG’s dos amigos da prefeita e da turma da Economia Solidária. Uma verdadeira sangria de recursos públicos indo direto para os bolsos dela e de seus seguidores. Que tal a jornalista entrevistar os secretários executivos ou os secretários de desenvolvimento economico, da assistencia social e do turismo. Ia faltar página na revista para tanto escândalo.

  19. Quem ainda dá credibilidade a uma revista como a Veja?
    Aposto que muitos dos que comentaram aqui já leram diversos absurdos escritos nessa publicação que deixou de ser uma revista séria faz tempo. A Veja não merece confiança.

  20. O POVO NÃO QUER FESTA PRA TENATAR ESCONDER O DESCASO, O POVO
    PRECISA DE CONDIÇÕES DE VIDA PRA VIVER COM DIGNIDADE E NÃO O
    QUE VEJO TODO DIA UMA CIDADE ESQUECIDA NO TEMPO, A ESPERA DE DIA S MELHORES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. Minha casa tambem já foi assaltada, meus filhos tambem correm perigo. Se quizerem defender defendam, mas com outros argumentos.

  22. Concordo plenamente com o Sr.Marcelo alexandre sobre essa criatura chamada “Marcio”tb acho q ele nao mora em fortaleza,poiselenão ver esses asfaltos cheio de buracos,q isso causa um transtorno enorme para a polulação …sem falar naa saude que nao tem medicos para atender e os que tem ela ainda faz o favor de não paga….Isso tudo é belo!?

  23. Tem gente que se coça de raiva, afirmando que a revista não é uma revista séria, mas a unica coisa que a revista está fazendo, nessa matéria em específico, é expor os fatos, sendo noticias requentadas ou não, não importa, são apenas fatos que aconteceram e estão acontecendo.
    Na minha opinião, estou bastante chateado com a prefeita, por diversos motivos. Diariamente passa em jornais estaduais e regionais o descaso com Fortaleza, a situação deprimente que está as crateras, digo, ruas.

  24. PARABENS A VEJA E A IMPRENSA LIVRE , CADE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PREFEITURA ANUNCIADA EM PALANQUES ????? EU VOTEI NESSA SENHORA E ME ARREPENDO MUITO, GOSTARIA DE VER UMA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA TRANSPARENTE E CORRETA, GENTE O DINHEIRO E MEU E SEU E NOSSO, ESQUECERAM QUE TRABALHAMOS 06 MESES SO PRA PAGAR IMPOSTOS ????? NE QUE FORTALEZA AINDA TEM MUITO FAVELADO PRA ELEGER QUEM ELA INDICAR .

  25. Caríssimo Márcio:
    Espero que vc também não ache nada demais, a cidade fazendo festa e os pacientes com fraturas graves não serem operados por falta de pagamento de material (só 1ano sem pagar!)

  26. A COISA É SÉRIA!. MORO NO RIO, E AQUI JÁ SE OUVIA OS CONTOS DESSA “PREFEITA “.
    SOU CEARENSE PORTANTO GOSTO DE PIADAS, MAS NÃO TEM NADA DE ENGRAÇADO, EM FACE AOS EVENTOS IMPORTANTES QUE ESTÃO OCORRENDO NAS GRANDES CAPITAIS BRASILEIRAS ENVOLVENDO ATRAÇÃO DE CAPITAL ATÉ ESTRANGEIRO. O CEARÁ É LEMBRADO COMO UMA ADMINISTRAÇÃO CAIPIRA E BIZARRA. COMO JÁ DISSE SOU CEARENSE, GOSTO CONTAR PIADAS NÃO SER A PIADA.

  27. Parabens Veja!! Deu voz a muitos de nos, Cearenses, que não temos voz a altura para sermos ouvidos. A cidade esta um caos, é muito buraco, fora o canteiro de obras, mal feitas e inacabadas, que Fortaleza se tornou. Vão esperar a chuva parar para arrumar? Isso é ridiculo. E o lixo? Cadê a gestão de Residuos Solidos dessa cidade? O Turismo? Somos a Bola da Vez em visitas a nossa capital, devido aos envestimentos do Gonverno do Estado e Trede Turistico. As festas? nada contra elas, mas é muito dinheiro gasto com coisas futeis, quando a saude publica esta um caos e tantas outras areas estão um caos.

  28. Em quem votaram pra Prefeito de Fortaleza na eleição passada???
    Vou só dizer umas coisinhas… Buracos, postos de saúde fechados, faltam professores nas escolas e outras coisinha maisss… Cadê o povo pra brigar pelos seus direitos??Cd?Onde não vejo! Mais quando fazem um evento né, como “Festas, com atração musicais”…kkkk…Tá todo mundo lá! Olha não concordo com a administração da Prefeita, Por isso não votei nela…Mais o povo podia muito bem se juntar e lutar pelos seus direitos…Enquanto só falar, e comentar materias em revistas, pois isso não vai dar em nada!Ctz! há só mais uma coisinha…”Eleitor enganado” sobre o estaleiro…Graças a Deus e aos lideres do grande Mucuripe ele não ficou aqui, vc não deve saber pq não mora no Serviluz, mais ele ia acabar com a nossa vida,ia trazer grande prestigio para os poderosos, mais os pobres ia se “lascar tudinhooo”, pense ai quantas famílias de pescadores iam morrer de fome??? Então nossos Lideres conseguiram essa proeza!!! E bora Lutar e votar certo para realmente Fortaleza ser “Bela”..hehehehehe

  29. NÃO VEJO A HORA DESSA MÁ ADIMINISTRAÇÃO ACABAR, ESSA CIDADE ESTÁ ESBURACADA, MEU CARRO ESTÁ TODO QUEBRADO…

  30. Esse Joao Borges neto, so pode ter ser protegido do PT ou da Prefeita ou viver em outra cidade, pois com essa defesa ridicula…. So havendo uma ligacao……

  31. Embora não reconheça a veja como um instrumento confiável e isento, tenho que parabenizar a jornalista pela matéria. Conterrâneos, não adianta ficarmos aborrecidos pois contra fatos não há argumentos. Ah! também votei nesta senhora….

  32. Tudo isso é muito triste ver nossa cidade virando motivo de piada ” Casa da mãe joaninha” mais ainda tem gente que tem coragem de defender. As ruas estão esburacadas transito desordenado postos de saude sem medicos sem remedios hospitais com material recolhido até mesmo quando faz alguma coisa é mal feito outro dia eu assistia uma entrevista com a responsavel pelo evento do aniversario de Fortaleza e por incrivel que pareça ela não sabia nem quantos anos fazia a cidade pois desejou feliz 275 anos rsrsrsr da pra acreditar…. Se a mãe dela foi assaltada milhares de outros fortalezenses são assaltados todos os dias quem mandou construir casa em area de preservação ambiental la no meio do nada essa Sra passou um monte de tempo sumida eu ja tava achando que essa cidade não tinha mais prefeita so apareceu por causa do protesto do dia 1 de Abril o que me preocupa é uma COPA DO MUNDO que vem ai vamos lutar pelos nossos direitos VAMOS VOTAR CERTO ESSA É A NOSSA MAIOR ARMA contra esse tipo de politico e vamos comentar na internet protestar colocar pressão pra ver se sai alguma coisa dessa gestão eles so reagem assim com a pressão da opinião publica.

Comments are closed.