Eleições 2012

Caso Heitor Férrer: você concorda que deve haver outra eleição?

A Coligação Fortaleza Merece Mais, que lançou o candidato Heitor Férrer (PDT) para a prefeitura da capital, apresentou à Justiça Eleitoral, na na última terça-feira (9), pedido de liminar solicitando a realização de nova eleição, com os 10 candidatos, ou a inclusão de Heitor no segundo turno que, assim, teria três candidatos.

Para a coligação, Ferrer foi prejudicado pela divulgação – às vésperas da eleição – de pesquisas de intenção de voto distorcidas, que teriam induzido o eleitor a acreditar que sua candidatura não possuiria chance de vitória. As previsões dos institutos de pesquisas acabaram desmentidas pelo resultado final, fato que gerou diversas manifestações nas redes sociais.

Diversas correntes de apoio reforçando a tese de um segundo turno com três candidatos ganharam as páginas da internet. No entanto, também nas redes sociais, muitos discordam da iniciativa, alegando ser impossível verificar a influência das pesquisas na decisão do eleitor e que o resultado do primeiro turno deve ser respeitado.

A liminar foi indeferida no mesmo dia, mas o juiz Mário Parente solicitou que os institutos Datafolha e Ibope apresentassem defesa para explicar a diferença entre as pesquisas e a apuração dos votos.

Confira o resultado da enquete:


Curtir: