Corrupção

15 de Novembro: Ceará adere à marcha contra corrupção

O feriado de terça-feira (15), dia da proclamação da República, será marcado por mais uma mobilização da sociedade contra a corrupção no Brasil. Organizados por meio da rede social Facebook, milhares de brasileiros prometem ir às ruas para protestar. No Ceará, vários grupos articulam o movimento em diferentes municípios.

Bandeiras
Além da bandeira contra a corrupção, todo o movimento definiu também algumas pautas específicas, entre as quais: o fim do voto secreto no Congresso Nacional; a inclusão da corrupção no rol de crimes hediondos; o fim das imunidades parlamentares e do foro privilegiado; a obrigatoriedade imediata do investimento de 10% do PIB para a Educação; e a aplicação da lei da Ficha Limpa.

Leia mais:
Marcha contra a corrupção demonstra amadurecimento
 
Centenas de pessoas participam de Marcha contra a Corrupção em Fortaleza
 

Em Fortaleza,o grupo se reúne na praça verde do Centro Cultural Dragão do Mar a partir das 15h00. Já às 15h30 começa à marcha rumo ao aterro da Praia de Iracema. Ainda no aterro, será feita uma pausa de 20 minutos para uma segunda concentração. O evento segue pela avenida Beira-Mar nas proximidades do Clube Náutico. Para acompanhar o percurso, clique aqui.

A página do Movimento “Unidos Contra a Corrupção”, responsável pela mobilização na capital cearense, descreve as três premissas que pautam o movimento: 1. Aplicação da Ficha Limpa com rigor nas próximas eleições; 2. Fim do voto secreto (integral) no parlamento (Câmera e Senado); 3. Classificação de crimes de corrupção como hediondo.

O movimento ainda explica que para isso,age em três frentes: 1. Conscientização: incluindo passeatas, panfletagem, movimento no facebook, boca-a-boca, mídia, etc. Na medida que vamos conseguindo algum progresso, vamos mudando nossas premissas e mantendo a conscientização. Essa é uma luta contínua. E tentamos sempre alinhar a todos os movimentos que acontecem a nível nacional; 2. Fiscalização: junto aos órgãos responsáveis e às ONGs que se associam com esse fim. Transparência Brasil é uma dessas ONGs; 3. Legislação: associando-se à OAB e afins, fazendo pressão pela criação de leis que dificultem cada vez mais a prática da corrupção.

Pelo Ceará
Em Limoeiro do Norte, o grupo denominado NLP (Nova Política Limoeirense) articula a marcha. A concentração está marcada para às 9horas manhã da praça do terminal rodoviário. A ideia dos organizadores do movimento é percorrer algumas ruas do município até a praça em frente á Câmara Municipal de Limoeiro, com faixas e cartazes contra a corrupção.

Em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, a concentração da marcha contra a corrupção acontece às 9 horas em frente a antiga padaria KTrigo. A mobilização que faz parte do “Movimento Nacional de Compate a Corrupção”  terá como tema o protesto “Maracanaú sem Corrupção”.

A “I Marcha Contra a Corrupção” do município de Camocim está marcada para às 8horas da manhã. A concentração será na Praça São Francisco. Os organizadores do movimento planejam percorrer algumas ruas da cidade até a Praça Pinto Martins, em frente ao Mercado Público. A atividade é organizada por um grupo de jovens estudantes do ensino médio, universitários e representantes da Igreja Católica.

Terceira Edição
Esta é a terceira edição da marcha contra a corrupção em 2011. Nos feriados de 7 de Setembro e 12 de Outubro deste ano já foram realizadas marchas em todo o país, com o “Movimento Nacional de Combate à Corrupção”. Organizadores da mobilização afirmam que as marchas contra a corrupção fazem parte de um movimento apartidário.