Ceará

Chico Lopes cobra respeito à lei do piso nacional da categoria

Chico Lopes cobra respeito à lei do piso nacional da categoria
Chico Lopes cobra respeito à lei do piso nacional da categoria

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) promete realizar nesta terça-feira (15/10) um pronunciamento na Câmara Federal, em Brasília, em homenagem ao Dia dos Professores. Na ocasião, o parlamentar vai avaliar os avanços e desafios do setor, além de cobrar respeito à lei do piso nacional da categoria.

Avanços
Para Chico Lopes, o Brasil tem muito a comemorar, quanto às melhorias na educação nos últimos 10 anos, com democratização do acesso ao ensino superior, aumento dos recursos para investimento na educação pública e conquistas importantes para os professores, como o piso salarial nacional da categoria (assegurado em lei, após mais de 40 anos de luta) e o direito a um terço da carga horária para atividades extra sala, garantido por emenda de Chico Lopes à lei do piso nacional.

Outra importante conquista é o direito a financiar até 100% de um curso superior, pelo FIES, mais um direito assegurado através de emenda de autoria do deputado. A medida ajuda a dar aos filhos dos trabalhadores mais oportunidades de acesso às universidades, condição antes restrita a uma parcela bem menor da população.

Desafios
Apesar dessas vitórias, que se somam à aprovação da destinação de 75% dos royalties do petróleo para a educação, Chico Lopes também destacará, no pronunciamento deste 15 de outubro, os desafios da educação e dos professores brasileiros. Entre eles, a luta para finalmente aprovar o PNE, a necessidade de reformar o Ensino Médio e a grande mobilização social para garantir que a lei do piso nacional do magistério seja cumprida – apesar da união de todos os governadores, que propõem mudar a forma de cálculo do reajuste do piso para 2014, o que traria grande prejuízo à categoria.

“Defender a lei do piso salarial nacional do magistério é o melhor presente que podemos dar aos professores, neste 15 de outubro”, destaca Chico Lopes.


Curtir: