Ceará

Cid e Ciro inauguram UPA 24h em Quixadá nesta sexta

Cid e Ciro inauguram UPA 24h em Quixadá nesta sexta. Foto: Divulgação
Cid e Ciro inauguram UPA 24h em Quixadá nesta sexta. Foto: Divulgação

A 18ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) construída pelo Governo do Estado, com apoio do governo federal, será inaugurada em Quixadá, no Sertão Central, nesta sexta-feira (28). O governador Cid Gomes e o secretário da Saúde, Ciro Gomes, farão a inauguração às 10 horas.

Investimento
A UPA 24h em Quixadá fica na Rua do Esporte com Rua dos Voluntários, no Planalto Renascer. Nas instalações e aquisição de equipamentos foram investidos R$ 2.887.320,45, recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.

Imediato
No carnaval, a população já vai contar com atendimento de urgência e emergência. Isso porque a UPA 24h começa a atender imediatamente após a inauguração. Funciona de domingo a domingo, até de madrugada e nos feriados, garantindo assistência à população de 311.063 habitantes em casos de urgência e emergência, como crises de hipertensão, diabetes descompensada, convulsão, quedas, fraturas não expostas.

Atendimento
Além da consulta com médicos especialistas em pediatria e clínica geral e do atendimento de enfermagem, a população terá acesso a exames laboratoriais e raio x.

SAMU
No atendimento de urgência e emergência, Quixadá conta também com Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192 – Ceará Polo 1). Com a expansão dos serviços do SAMU, a Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, instalou bases em Quixadá e mais outras três municípios do Sertão Central: Solonópole, Senador Pompeu e Pedra Branca e ainda funciona em Quixeramobim a sede regional. As ambulâncias e equipes do SAMU ficam em locais estratégicos para agilizar o transporte qualificado dos pacientes até às unidades de atendimento.

UPAs no Interior
Há UPAs 24 horas, construídas pelo Governo do Estado e apoio do Governo Federal, atendendo a população em Maranguape, Caucaia, Eusébio, Aracoiaba, Canindé, Crateús, Pentecoste, São Benedito, Pecém, Horizonte e Tauá. Em Fortaleza, são seis UPAs 24h construídas pelo Estado, nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Canindezinho, Conjunto Ceará, Conjunto José Walter e Messejana. No total, com a UPA em Quixadá, já são 18 UPAs formando a nova rede de urgência e emergência do Ceará.

Com informações da Sesa


Curtir: