Polêmica

Cid Gomes envia defesa à Assembleia

Cid Gomes pode ser processado por injúria e difamação por classificar o ministério dos Transportes de “laia” e o Dnit de “quadrilha”.

O governador Cid Gomes (PSB) encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (24) , sua defesa no caso que envolve as acusações contra o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

Cid Gomes pode responder a processo por injúria e difamação por acusar Nascimento de “inepto, incompetente e desonesto” além de classificar o ministério dos Transportes de “laia” e o Dnit de “quadrilha”.

Leia ainda: Assembleia analisa pedido de autorização do STJ para abertura de ação penal contra Cid

Queixa
Em resposta às declarações do governador Cid Gomes, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, ingressou, junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), com uma queixa-crime.

Nascimento pede: 1) A prisão do governador , de um a oito meses, ou multa, pelo crime de injúria; 2) A detenção, de três meses a um ano, e multa pelo crime de difamação.

STJ
O caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça, uma vez que Cid Gomes tem foro privilegiado. A Assembleia precisa decidir se autoriza o STJ a abrir processo contra o governador do Ceará agora ou só depois que ele deixar o cargo.

Pedido
O pedido de autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para que seja aberto um processo de ação penal contra o governador Cid Gomes começou a tramitar no último dia 14 de junho.

Prazos
O governador teve dez dias para formular sua defesa, prazo que se encerrou nesta sexta-feira (24). Agora, o deputado relator do processo, Antonio Granja (PSB), também terá até dez dias para dar o seu parecer. O socialista, no entanto, promete apreciar a defesa de Cid Gomes o “mais breve possível”.

“Não gostaria de me pronunciar sobre isso agora. Vou avaliar o documento no final de semana e na terça (28), mais tardar na quarta-feira (29) devo apresentar meu parecer”, disse Antonio Granja por telefone.

E depois
A manifestação de Granja será apresentada à Comissão de Constituição Justiça e Redação da Assembleia. Feito isso, o parecer vai para votação em plenário e precisa de dois terços ou 28 votos para aprovar ou não a autorização para que o governador seja processado.

Pra relembrar
No dia 7 de maio, durante  passagem do “Governo do Ceará na Minha Cidade” por em Sobral, região norte do Ceará, Cid Gomes usou palavras duras e ao reclamar de “discriminação” com o Ceará, dirigiu abertamente críticas ao Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

 “É um ministro inepto, incompetente e desonesto, que a frente desse ministério já há vários anos tem discriminado o estado do Ceará e feito com que as nossas BR’s tenham características absolutamente diferente”, disparou Cid Gomes.

“Antro de Roubalheira”
E não foi só isso. O governador cobrou empenho da Bancada Federal, propôs um boicote a temas de interesse do Ministério e fez acusações graves a órgãos Federais.

“Então nós precisamos denunciar esse descaso do ministro dos Transportes e da sua laia do Dnit. Aquilo alí é uma laia é um antro de roubalheira, aquele ministério dos Tranportes e o Dnit, pra que a gente possa ter os investimento aqui necessários para que a população enfim possa transitar em segurança”, afirmou.

Discurso
O radialista Walter Lessa, da Rede Jangadeiro FM Sobral, registrou o desabafo do governador Cid Gomes. Confira o áudio com trecho do discurso crítico de Cid Gomes em relação ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

Clique para ter acesso ao áudio:
Cid Gomes critica ministro dos Transportes

Leia mais:
Cid lança “Rally dos buracos”, classifica ministério dos Transportes de “laia” e Dnit de “quadrilha”


Curtir:


One thought on “Cid Gomes envia defesa à Assembleia

  1. É realmente estranho o Governador agora dizer que não se referiu a pessoa fisica do Ministro. É saudavel para o gestor público medir as consequencias de suas palavras quando na eloquencia do discurso e arrudiado de babões dando corda para ele da uma satisfação ao seu povo de uma coisa que ele não tem culpa. Mas os Ferreira Gomes tem essa caracteristica de falar demais na hora errada

Comments are closed.