Em Brasília

Cid Gomes revela que Dilma conversou com Obama nesta quinta

Cid Gomes revela que Dilma conversou com Obama nesta quinta
Cid se reuniu com Dilma no Palácio do Alvorada, em Brasília (FOTO: Divulgação/Agência Brasil)

O governador do Ceará, Cid Gomes, revelou que a presidente Dilma Rousseff conversou, por telefone, no começo da tarde desta quinta-feira (8) com o presidente reeleito dos Estados Unidos, Barack Obama.

Ainda de acordo com Cid, a presidente do Brasil havia tentado falar com o norte-americano nesta quarta-feira (7), porém Obama havia tirado o dia de folga para descansar e retornou hoje a ligação de Dilma.

Abismo
No telefonema desta quinta, Dilma cumprimentou Obama pela reeleição e demonstrou “preocupação com essa história do abismo fiscal”, conforme Cid Gomes, após almoço com a presidente no Palácio do Alvorada. O governador não deu detalhes sobre a conversa.

Eleição nos Estados Unidos
Barack Obama foi reeleito na última terça-feira (6) com 303 votos dos 538 do Colégio Eleitoral. Com o lema de campanha “Four More Years!” (Mais Quatro Anos!), Obama venceu uma disputa apertada, com o concorrente republicano Mitt Romney, em uma campanha política considerada a mais cara dos Estados Unidos.

Obama
Para pesquisadores brasileiros, Obama deve manter a política externa do país em relação ao Brasil e ao restante da América Latina. Os desafios nos próximos quatro anos concentram-se na busca pelo equilíbrio e por avanços econômicos, assim como a consolidação de ações na área social. O ponto de tensão deve ser o Oriente Médio, avaliam os pesquisadores.

Com informações da Agência Brasil


Curtir: