Ceará

Cid Gomes visita adutora emergencial que abastece Crateús

Cid Gomes visita adutora emergencial que abastece Crateús
Cid Gomes visita adutora emergencial que abastece Crateús

O governador Cid Gomes visita na sexta-feira (16), às 16 horas, a adutora emergencial que abastece o município de Crateús, no Sertão de Crateús. A obra executada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), garante o abastecimento hídrico para o município.

A adutora emergencial de engate rápido tem infraestrutura hídrica de 13 km e leva água do açude Carnaubal até a estação de tratamento de água. Cerca de 70 mil pessoas são beneficiadas.

Ações
A operação desenvolvida pela Cogerh para garantir segurança hídrica ao município de Crateús, distante 360km de Fortaleza, inclui, além da construção da adutora emergencial de montagem rápida ligando o açude Carnaubal à estação de tratamento de água de Crateús, a limpeza e desobstrução do leito do Rio Poty e a transferência da água do açude Flor do Campo para o açude Carnaubal.

Até 2014
Com a conclusão da adutora e a chegada da água no açude Carnaubal, a Cogerh deu início, ainda na manhã do sábado (10), à operação assistida do sistema hídrico. Na operação de transferência hídrica do açude Flor do Campo para o Carnaubal serão liberados cerca de 7 milhões de metros cúbicos, volume suficiente para garantir o abastecimento de Crateús até fevereiro de 2014 e para manter uma reserva no açude Flor do Campo suficiente para abastecer o município de Novo Oriente até dezembro de 2014, mesmo na hipótese de ocorrência de reduzida precipitação nesta região na quadra chuvosa do próximo ano, comparável à seca de 2012.

Com informações da Cogerh


Curtir: