Ceará

Ciro diz que institutos nunca acertaram prognóstico em eleições cearenses com disputa acirrada e conclama militância

Ciro diz que institutos nunca acertaram prognóstico em eleições cearenses com disputa acirrada e conclama militância. Foto: Tiago Stille/O Estado
Ciro afirma que está “certo da vitória” de Camilo. Foto: Tiago Stille/O Estado

Após a divulgação das pesquisas Ibope e Datafolha, na noite de sábado (04), que mostram Eunício Oliveira (PMDB) numericamente a frente de Camilo Santana (PT) na disputa pelo governo do Ceará, o secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes (Pros), um dos principais articuladores da campanha do petista, utilizou sua página do Facebook para “tranquilizar” os militantes petistas.

Ciro diz que está “tranquilo” e “certo da vitória”. No levantamento feito pelo Datafolha, Eunício tem 49% dos votos válidos. Já o candidato Camilo aparece com 45%. Já na pesquisa divulgada pelo Ibope, que mostra uma diferença maior, aponta Eunício com 50% das intenções de voto, enquanto Camilo tem 44%. Em defesa do petista, Ciro Gomes afirmou que: “Nenhum instituto e pesquisa jamais acertou o prognóstico em eleições cearenses quando houve disputa acirrada”.

A história mostra
Para comprovar suas ponderações, o republicano citou as eleições acirradas de 1985, entre os candidatos Maria Luiza e Paes de Andrade; a de 2002, entre Lúcio Alcântara e Zé Aírton, e a recente eleição de 2012, entre Elmano de Freitas, Roberto Cláudio e Heitor Ferrer, onde os candidatos improváveis de vencer as eleições, a ganharam, contrariando as pesquisas e as expectativas.

Nada estável
Na publicação, Ciro reconhece que o cenário “não está homogêneo, nem estável”, e aponta uma possível manipulação por parte do candidato de oposição, Eunício Oliveira, afirmando que o peemedebista “não tem limite em seu poder corruptor”.

Ibope e Datafolha
Avaliando os resultados e a credibilidade dos institutos, Ciro diz que: “com a margem de erro de 3 pontos, o IBOPE não está dizendo nada. Com margem de erro de 2 pontos, o Datafolha que é mais sério também não afirma nada”.

Pesquisas internas
Ciro deu conta de que as pesquisas internas “estão muito estimulantes” e o petista estaria na frente de Eunício por 6 pontos percentuais. “Mas nossa margem de erro também é de 2,5 pontos”, frisa.

Capital e interior
Ao finalizar o post, Ciro afirma que o resultado a favor da Coligação Para o Ceará Seguir Mudando será expressivo no interior do Ceará, enquanto em Fortaleza e na Região Metropolitana, os resultados estão mais favoráveis para o peemedebista. “Diante disso o que fazer? Entender que a eleição será resolvida amanhã pela militância que fizer a diferença nas ruas. No interior a vitória será expressiva. É aqui em Fortaleza e na Região Metropolitana que precisamos agir! Estou tranquilo e seguro da vitoria, mas preciso de todos na rua amanhã, das oito às 17:00 horas!”, concluiu.


Curtir: